Aula sobre Verso Estrofe E Rima

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os versos, estrofes e rimas são elementos fundamentais na poesia. Eles dão ritmo, melodia e harmonia aos poemas, tornando-os mais atraentes e envolventes. Além disso, a poesia é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversos lugares, como na música, nos livros, nas redes sociais e até mesmo nos grafites. Nesta atividade, serão explorados os diferentes tipos de versos e estrofes, bem como as rimas, para ajudar os alunos a criar seus próprios poemas e explorar sua criatividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando os conceitos de verso, estrofe e rima, utilizando exemplos visuais e sonoros para ilustrar cada um dos conceitos.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Criação de poemas com versos livres

    Os alunos irão criar poemas com versos livres, utilizando recursos visuais e semânticos para expressar suas ideias e sentimentos. Forneça materiais como revistas, jornais, imagens e palavras para ajudá-los na criação dos poemas.

    Estação 2 - Criação de poemas com forma fixa

    Nesta estação, os alunos irão criar poemas com formas fixas, como quadras e sonetos, utilizando rimas e métricas pré-definidas. Forneça modelos de poemas com formas fixas para ajudar os alunos a entenderem melhor como esses tipos de poemas funcionam.

    Estação 3 - Criação de poemas visuais e vídeo-poemas

    Nesta estação, os alunos irão criar poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica e outros recursos visuais e sonoros. Forneça materiais como cartolinas, lápis de cor, câmeras e celulares para ajudá-los a criar seus poemas visuais e vídeo-poemas.


  3. Etapa 3 - Socialização dos poemas

    Ao final das estações, os alunos irão socializar seus poemas com os colegas, expondo seus trabalhos e explicando suas escolhas criativas.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Avalie os poemas dos alunos com base nos critérios previamente estabelecidos, valorizando a criatividade, originalidade e uso de recursos visuais e sonoros.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre a importância da poesia como forma de expressão artística e incentivando os alunos a continuarem explorando sua criatividade através da poesia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar poemas, utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos;
  • Incentivar a apreciação e a produção de poesia como forma de expressão artística.

Critérios de avaliação

  • Uso de recursos visuais e sonoros na criação dos poemas;
  • Originalidade e criatividade na criação dos poemas;
  • Coerência e coesão na estruturação dos poemas;
  • Utilização adequada de versos livres e de forma fixa;
  • Observação das rimas e métricas pré-definidas nas formas fixas.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de verso, estrofe e rima de forma clara e objetiva;
  • Fornecer materiais e recursos para ajudar os alunos na criação dos poemas;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos por meio de desafios e incentivos;
  • Avaliar os poemas dos alunos com base em critérios previamente estabelecidos;
  • Encorajar os alunos a continuarem explorando sua criatividade através da poesia.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações e criar seus próprios poemas;
  • Utilizar recursos visuais, semânticos e sonoros na criação dos poemas;
  • Socializar seus poemas com os colegas e explicar suas escolhas criativas;
  • Respeitar as rimas e métricas pré-definidas nas formas fixas;
  • Refletir sobre a importância da poesia como forma de expressão artística.