Aula sobre Verso Estrofe E Rima
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade apresentando os conceitos de verso, estrofe e rima, utilizando exemplos visuais e sonoros para ilustrar cada um dos conceitos.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Criação de poemas com versos livresOs alunos irão criar poemas com versos livres, utilizando recursos visuais e semânticos para expressar suas ideias e sentimentos. Forneça materiais como revistas, jornais, imagens e palavras para ajudá-los na criação dos poemas.
Estação 2 - Criação de poemas com forma fixa
Nesta estação, os alunos irão criar poemas com formas fixas, como quadras e sonetos, utilizando rimas e métricas pré-definidas. Forneça modelos de poemas com formas fixas para ajudar os alunos a entenderem melhor como esses tipos de poemas funcionam.
Estação 3 - Criação de poemas visuais e vídeo-poemas
Nesta estação, os alunos irão criar poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica e outros recursos visuais e sonoros. Forneça materiais como cartolinas, lápis de cor, câmeras e celulares para ajudá-los a criar seus poemas visuais e vídeo-poemas.
Etapa 3 - Socialização dos poemas
Ao final das estações, os alunos irão socializar seus poemas com os colegas, expondo seus trabalhos e explicando suas escolhas criativas.Etapa 4 - Avaliação
Avalie os poemas dos alunos com base nos critérios previamente estabelecidos, valorizando a criatividade, originalidade e uso de recursos visuais e sonoros.Etapa 5 - Fechamento
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre a importância da poesia como forma de expressão artística e incentivando os alunos a continuarem explorando sua criatividade através da poesia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar poemas, utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros;
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos;
- Incentivar a apreciação e a produção de poesia como forma de expressão artística.
Critérios de avaliação
- Uso de recursos visuais e sonoros na criação dos poemas;
- Originalidade e criatividade na criação dos poemas;
- Coerência e coesão na estruturação dos poemas;
- Utilização adequada de versos livres e de forma fixa;
- Observação das rimas e métricas pré-definidas nas formas fixas.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos de verso, estrofe e rima de forma clara e objetiva;
- Fornecer materiais e recursos para ajudar os alunos na criação dos poemas;
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos por meio de desafios e incentivos;
- Avaliar os poemas dos alunos com base em critérios previamente estabelecidos;
- Encorajar os alunos a continuarem explorando sua criatividade através da poesia.
Ações do aluno
- Participar ativamente das estações e criar seus próprios poemas;
- Utilizar recursos visuais, semânticos e sonoros na criação dos poemas;
- Socializar seus poemas com os colegas e explicar suas escolhas criativas;
- Respeitar as rimas e métricas pré-definidas nas formas fixas;
- Refletir sobre a importância da poesia como forma de expressão artística.