Aula sobre Verso Estrofe E Rima

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A poesia é uma forma de arte que pode ser encontrada em diferentes lugares, como em músicas, livros e até mesmo em mensagens de texto. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre versos, estrofes e rimas, elementos importantes que compõem a maioria dos poemas. Por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios poemas, usando diferentes recursos visuais, semânticos e sonoros. Além disso, eles vão explorar as relações entre imagem e texto verbal, distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos que tornam a poesia ainda mais rica e interessante.

  1. Etapa 1 - Atividade de casa

    Antes da atividade sobre verso, estrofe e rima, os alunos serão convidados a explorar a literatura em casa. Eles deverão escolher um poema de sua preferência, de um autor conhecido ou de sua autoria, e analisar seus elementos estruturais. Os alunos serão orientados a identificar e destacar os versos, contar as estrofes e identificar o esquema de rimas utilizado. Além disso, deverão refletir sobre como esses elementos contribuem para a sonoridade e ritmo do poema.

  2. Etapa 2 - Criação do template dos 3 Qs

    Já na atividade presencial, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e forneça um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Criação dos poemas

    Cada grupo deve escolher um tema e criar um poema sobre ele, utilizando versos livres ou forma fixa, como quadras e sonetos. Os alunos também devem usar recursos visuais, semânticos e sonoros para tornar o poema ainda mais interessante. Esteja disponível para ajudar e orientar os alunos durante o processo de criação.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Depois que os alunos terminarem de criar seus poemas, eles devem apresentá-los para a turma. Incentive a criatividade e a originalidade dos alunos, fazendo perguntas e comentários sobre cada poema.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Ao final da atividade, peça que os alunos preencham o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade e o próprio desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar poemas compostos por versos livres e forma fixa;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos;
  • Explorar diferentes recursos visuais, semânticos e sonoros para tornar a poesia mais rica e interessante;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver habilidades de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta de versos, estrofes e rimas;
  • Originalidade e criatividade na criação do poema;
  • Uso adequado de recursos visuais, semânticos e sonoros;
  • Participação e colaboração durante a atividade;
  • Avaliação e autoavaliação conscientes e críticas por meio do template Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Disponibilizar atividade prévia sobre versos, estrofes e rimas antes da atividade presencial;
  • Orientar e ajudar os alunos durante o processo de criação do poema;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos fazendo perguntas e comentários sobre cada poema;
  • Estar disponível para tirar dúvidas e solucionar problemas;
  • Utilizar o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer a atividade prévia sobre versos, estrofes e rimas antes da atividade;
  • Trabalhar em grupo para criar um poema sobre um tema escolhido;
  • Utilizar recursos visuais, semânticos e sonoros para tornar o poema mais interessante;
  • Apresentar o poema para a turma;
  • Avaliar a atividade e seu próprio desempenho por meio do template Dinâmica dos 3 Qs.