Aula sobre Verso Estrofe E Rima
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A poesia é uma forma de arte que pode ser encontrada em diferentes lugares, como em músicas, livros e até mesmo em mensagens de texto. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre versos, estrofes e rimas, elementos importantes que compõem a maioria dos poemas. Por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios poemas, usando diferentes recursos visuais, semânticos e sonoros. Além disso, eles vão explorar as relações entre imagem e texto verbal, distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos que tornam a poesia ainda mais rica e interessante.
Etapa 1 - Atividade de casa
Antes da atividade sobre verso, estrofe e rima, os alunos serão convidados a explorar a literatura em casa. Eles deverão escolher um poema de sua preferência, de um autor conhecido ou de sua autoria, e analisar seus elementos estruturais. Os alunos serão orientados a identificar e destacar os versos, contar as estrofes e identificar o esquema de rimas utilizado. Além disso, deverão refletir sobre como esses elementos contribuem para a sonoridade e ritmo do poema.Etapa 2 - Criação do template dos 3 Qs
Já na atividade presencial, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e forneça um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Criação dos poemas
Cada grupo deve escolher um tema e criar um poema sobre ele, utilizando versos livres ou forma fixa, como quadras e sonetos. Os alunos também devem usar recursos visuais, semânticos e sonoros para tornar o poema ainda mais interessante. Esteja disponível para ajudar e orientar os alunos durante o processo de criação.Etapa 4 - Apresentação
Depois que os alunos terminarem de criar seus poemas, eles devem apresentá-los para a turma. Incentive a criatividade e a originalidade dos alunos, fazendo perguntas e comentários sobre cada poema.Etapa 5 - Avaliação
Ao final da atividade, peça que os alunos preencham o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade e o próprio desempenho.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar poemas compostos por versos livres e forma fixa;
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos;
- Explorar diferentes recursos visuais, semânticos e sonoros para tornar a poesia mais rica e interessante;
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver habilidades de avaliação e autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta de versos, estrofes e rimas;
- Originalidade e criatividade na criação do poema;
- Uso adequado de recursos visuais, semânticos e sonoros;
- Participação e colaboração durante a atividade;
- Avaliação e autoavaliação conscientes e críticas por meio do template Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Disponibilizar atividade prévia sobre versos, estrofes e rimas antes da atividade presencial;
- Orientar e ajudar os alunos durante o processo de criação do poema;
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos fazendo perguntas e comentários sobre cada poema;
- Estar disponível para tirar dúvidas e solucionar problemas;
- Utilizar o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Fazer a atividade prévia sobre versos, estrofes e rimas antes da atividade;
- Trabalhar em grupo para criar um poema sobre um tema escolhido;
- Utilizar recursos visuais, semânticos e sonoros para tornar o poema mais interessante;
- Apresentar o poema para a turma;
- Avaliar a atividade e seu próprio desempenho por meio do template Dinâmica dos 3 Qs.