Aula sobre Vertices Faces E Arestas De Prismas E Piramides

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos aprender sobre vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides. Esses conceitos são importantes para entendermos a geometria espacial e como ela se aplica em nosso cotidiano, como na construção de prédios, casas, objetos e até mesmo na natureza. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique os conceitos de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides. Em seguida, mostre exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam visualizar melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em duplas e irão discutir sobre o tema, trocando ideias e opiniões. Circule pela sala, auxiliando e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada dupla irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada dupla irá apresentar seu trabalho para a turma, utilizando os critérios de avaliação criados anteriormente.

  5. Etapa 5 - Avaliação colegas

    Os alunos deverão avaliar seus colegas e preencher o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir sobre as avaliações recebidas e trocar ideias sobre como melhorar em cada critério.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os conceitos.
  • Auxiliar os alunos durante a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos e dar feedbacks construtivos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o trabalho para a turma.
  • Avaliar os colegas e preencher o template de avaliação por pares.
  • Discutir sobre as avaliações recebidas e trocar ideias sobre como melhorar em cada critério.