Aula sobre Vertices Faces E Arestas De Prismas E Piramides

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides. Esses conceitos são importantes para a compreensão da geometria espacial e podem ser aplicados em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos tridimensionais, na arquitetura e na engenharia. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e seus conceitos básicos, como vértices, faces e arestas. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre a importância desses conceitos na geometria espacial e como eles podem ser aplicados no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão desenhar em seus cadernos prismas e pirâmides com diferentes números de vértices, faces e arestas. Em seguida, irão comparar seus desenhos com os dos colegas e discutir as diferenças e semelhanças.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um objeto tridimensional do cotidiano e irão identificar quantos vértices, faces e arestas ele possui. Em seguida, irão discutir em grupo como esses conceitos podem ser aplicados na construção desse objeto.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão construir com papelão ou outro material disponível um prisma ou pirâmide com um número específico de vértices, faces e arestas. Em seguida, irão comparar seus objetos com os dos colegas e discutir as diferenças e semelhanças.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus objetos para a turma e explicar quantos vértices, faces e arestas eles possuem. Em seguida, irão discutir em grupo como esses conceitos podem ser aplicados em outras situações do cotidiano.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Retome o assunto trazendo dúvidas que possam ter surgido pelo processo e conclusões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - - Avaliação

    Peça para que os alunos avaliem o momento e avalie a participação deles na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Aplicar a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criatividade na construção do objeto tridimensional.
  • Apresentação clara e objetiva do objeto construído.
  • Aplicação dos conceitos aprendidos em outras situações do cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus conceitos básicos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na construção do objeto tridimensional.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem criativo e colaborativo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Desenhar prismas e pirâmides com diferentes números de vértices, faces e arestas.
  • Identificar o número de vértices, faces e arestas de um objeto tridimensional do cotidiano.
  • Construir um objeto tridimensional com um número específico de vértices, faces e arestas.
  • Apresentar o objeto construído para a turma e explicar quantos vértices, faces e arestas ele possui.