Aula sobre Vertices Faces E Arestas De Prismas E Piramides

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides. Esses conceitos são importantes para a compreensão da geometria espacial e podem ser aplicados em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos tridimensionais, na arquitetura e na engenharia. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos, permitindo que eles desenvolvam soluções para problemas reais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique os conceitos de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides. Serão mostrados exemplos de objetos tridimensionais para que os alunos possam visualizar melhor os conceitos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender as necessidades e desejos das pessoas que utilizam objetos tridimensionais no dia a dia.

  3. Etapa 3 - Identificação dos polígonos da base

    Os alunos irão identificar os polígonos da base de prismas e pirâmides e contar o número de vértices, faces e arestas de cada um. Serão apresentados exemplos práticos para que os alunos possam visualizar melhor os conceitos.

  4. Etapa 4 - Relação entre vértices, faces e arestas

    Os alunos irão estabelecer a relação entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base. Serão apresentados exemplos práticos para que os alunos possam visualizar melhor os conceitos.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas que envolvam a contagem de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides. Serão apresentados exemplos práticos para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados obtidos na resolução dos problemas e discutir as soluções encontradas. Estimule a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento dos conceitos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos polígonos da base de prismas e pirâmides.
  • Estabelecimento correto da relação entre o número de vértices, faces e arestas.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Participação ativa na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer perguntas para verificar o entendimento dos conceitos.
  • Apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão dos conceitos.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os polígonos da base de prismas e pirâmides.
  • Estabelecer corretamente a relação entre o número de vértices, faces e arestas.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Participar ativamente na criação do mapa de empatia.
  • Participar ativamente na apresentação dos resultados.