Aula sobre Vertices Faces E Arestas De Prismas E Piramides
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides. Esses conceitos são importantes para a compreensão da geometria espacial e podem ser aplicados em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos tridimensionais, na arquitetura e na engenharia. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de vértices, faces e arestas para a geometria espacial. Os alunos farão uma breve reflexão sobre o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de prismas e pirâmides de diferentes formas e tamanhos. Eles deverão identificar o número de vértices, faces e arestas de cada figura e registrar em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar suas descobertas e discutir as diferenças e semelhanças entre as figuras. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como os conceitos de vértices, faces e arestas são aplicados no cotidiano, como na construção de objetos tridimensionais, na arquitetura e na engenharia.Etapa 5 - Atividade individual
Cada aluno irá escolher uma figura tridimensional e irá desenhar em seu caderno, identificando o número de vértices, faces e arestas. Em seguida, irá registrar em seu template de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Fechamento
Faça uma breve revisão dos conceitos aprendidos e os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.Etapa 7 - Tarefa de casa
Disponibilize uma tarefa para que os alunos realizem em casa, seja um vídeo para reforçar o tema, um jogo online ou em alguma plataforma que traga sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides.
- Estimular a criatividade e a capacidade de observação dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do número de vértices, faces e arestas das figuras tridimensionais.
- Participação ativa nas atividades em grupo e na discussão em sala de aula.
- Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
- Apresentar exemplos práticos de como os conceitos são aplicados no cotidiano.
- Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos no final da aula.
Ações do aluno
- Identificar corretamente o número de vértices, faces e arestas das figuras tridimensionais.
- Participar ativamente das atividades em grupo e da discussão em sala de aula.
- Registrar corretamente as informações no template de registro de aprendizagem.