Aula sobre Vertices Faces E Arestas De Prismas E Piramides

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides. Esses conceitos são importantes para a compreensão da geometria espacial e podem ser aplicados em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos tridimensionais, na arquitetura e na engenharia. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de vértices, faces e arestas para a geometria espacial. Os alunos farão uma breve reflexão sobre o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de prismas e pirâmides de diferentes formas e tamanhos. Eles deverão identificar o número de vértices, faces e arestas de cada figura e registrar em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar suas descobertas e discutir as diferenças e semelhanças entre as figuras. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os conceitos de vértices, faces e arestas são aplicados no cotidiano, como na construção de objetos tridimensionais, na arquitetura e na engenharia.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Cada aluno irá escolher uma figura tridimensional e irá desenhar em seu caderno, identificando o número de vértices, faces e arestas. Em seguida, irá registrar em seu template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma breve revisão dos conceitos aprendidos e os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Disponibilize uma tarefa para que os alunos realizem em casa, seja um vídeo para reforçar o tema, um jogo online ou em alguma plataforma que traga sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de observação dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do número de vértices, faces e arestas das figuras tridimensionais.
  • Participação ativa nas atividades em grupo e na discussão em sala de aula.
  • Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos de como os conceitos são aplicados no cotidiano.
  • Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos no final da aula.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente o número de vértices, faces e arestas das figuras tridimensionais.
  • Participar ativamente das atividades em grupo e da discussão em sala de aula.
  • Registrar corretamente as informações no template de registro de aprendizagem.