Aula sobre Vestuario Como Forma De Expressao
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A moda é uma forma de expressão que pode ser encontrada em todos os lugares, desde as passarelas até as ruas. Nesta aula, vamos explorar como o vestuário pode ser usado como uma forma de expressão pessoal e cultural. A metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor como as pessoas se expressam através da roupa que usam. Serão apresentados exemplos de como a moda pode ser usada para expressar identidade cultural, política e social.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre a moda como forma de expressão e apresente exemplos de como a moda pode ser usada para expressar identidade cultural, política e social.Etapa 2 - Mapa de Empatia
Os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas se expressam através da roupa que usam. Eles devem preencher os campos "O que elas pensam e sentem?", "O que elas escutam?", "O que elas falam e fazem?", "O que elas veem?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Brainstorming
Com base no mapa de empatia, os alunos farão um brainstorming em grupo para gerar ideias sobre como o vestuário pode ser usado como forma de expressão pessoal e cultural.Etapa 4 - Seleção de ideias
Os alunos selecionarão as melhores ideias geradas no brainstorming e escolherão uma para desenvolver.Etapa 5 - Desenvolvimento da ideia
Os alunos desenvolverão a ideia escolhida, criando um desenho ou esboço da roupa que represente a forma de expressão escolhida.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos apresentarão suas criações para a turma, explicando como a roupa representa a forma de expressão escolhida.Etapa 7 - Reflexão
Faça uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
- Originalidade e criatividade da ideia escolhida pelos alunos.
- Qualidade da apresentação da criação dos alunos.
- Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
- Dar feedback construtivo aos alunos durante a criação de suas ideias.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas se expressam através da roupa que usam.
- Participar ativamente durante a aula.
- Gerar ideias durante o brainstorming.
- Selecionar uma ideia para desenvolver.
- Desenvolver a ideia escolhida e apresentá-la para a turma.