Aula sobre Vestuario Como Forma De Expressao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema é muito presente em nosso cotidiano, pois a roupa que usamos pode dizer muito sobre quem somos e como nos sentimos. Através da moda, podemos mostrar nossa personalidade, nossas preferências e até mesmo nossas crenças. Nesta aula, vamos explorar de que maneira o vestuário pode ser usado como forma de arte e como ele pode ser uma ferramenta poderosa para nos expressarmos. Vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação para que os alunos possam criar um jogo que explore o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando como o vestuário pode ser usado como forma de arte e expressão. É importante que os alunos entendam que a moda não é apenas sobre seguir tendências, mas sim sobre se expressar.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que discutam sobre como o vestuário pode ser usado como forma de expressão. Cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Explique aos alunos que eles irão criar um jogo sobre o tema. Para isso, devem criar um mapa de registro contendo os campos _Nome do_ _j__ogo_, _Objetivo do_ _j__ogo_, _Desafios do_ _j__ogo_, _Níveis_, _Esquema de_ _r__ecompensas_, _Informações para o consumidor final_ e _por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso_? Forneça um modelo para que os alunos possam se basear.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base no mapa de registro criado na etapa anterior, os alunos devem criar o jogo. Eles podem usar cartas, dados, tabuleiros, ou qualquer outro material que acharem necessário. Esteja disponível para ajudar os alunos em caso de dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma. Os alunos devem explicar como jogar e como o jogo explora o tema proposto.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Encerre a aula com uma discussão final sobre o tema e sobre os jogos criados pelos alunos. É importante que os alunos entendam como o vestuário pode ser usado como forma de arte e expressão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e defender suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Coerência com o tema proposto.
  • Clareza na explicação do jogo.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Fornecer um modelo para o mapa de registro.
  • Estar disponível para ajudar os alunos em caso de dúvidas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um mapa de registro claro e objetivo.
  • Criar um jogo criativo e coerente com o tema proposto.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Colaborar com seus colegas de grupo.