Aula sobre Vestuario Como Forma De Expressao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O vestuário é uma forma de expressão muito presente em nossa sociedade. A maneira como nos vestimos diz muito sobre quem somos e como queremos ser vistos pelos outros. Nesta aula, vamos explorar como o vestuário pode ser utilizado como forma de expressão artística. Vamos analisar diferentes estilos de roupas, acessórios e maquiagem e como eles podem ser usados para transmitir uma mensagem ou expressar uma identidade. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de debate crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como o vestuário pode ser utilizado como forma de expressão artística. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas e cada grupo irá escolher um estilo de roupa, acessório ou maquiagem para analisar.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre o estilo escolhido, buscando informações sobre sua origem, características e como ele pode ser utilizado como forma de expressão artística. Os alunos podem utilizar livros, revistas, internet e outras fontes para realizar a pesquisa.Etapa 3 - Debate
Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma e haverá um debate sobre como o estilo escolhido pode ser utilizado como forma de expressão artística. Os alunos devem apresentar argumentos e exemplos para defender suas opiniões.Etapa 4 - Criação
Cada grupo irá criar uma produção artística utilizando o estilo escolhido como inspiração. Pode ser uma ilustração, uma colagem, uma fotografia ou qualquer outra forma de expressão artística que os alunos desejarem.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua produção artística para a turma e explicar como o estilo escolhido foi utilizado como inspiração. Os alunos devem justificar suas escolhas e explicar como o estilo escolhido pode ser utilizado como forma de expressão artística.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente desenvolvido_ e _Plenamente desenvolvido_ para avaliar as produções artísticas dos outros grupos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula e como o vestuário pode ser utilizado como forma de expressão artística. Os alunos também serão convidados a compartilhar suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância do vestuário como forma de expressão artística.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada do estilo escolhido como forma de inspiração para a produção artística.
- Originalidade e criatividade na criação da produção artística.
- Coerência entre a produção artística e as informações apresentadas durante o debate.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar como o vestuário pode ser utilizado como forma de expressão artística.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante a pesquisa e a criação da produção artística.
- Estimular o debate e a reflexão sobre o tema da aula.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o estilo escolhido.
- Participar do debate e apresentar argumentos e exemplos para defender suas opiniões.
- Criar uma produção artística utilizando o estilo escolhido como inspiração.