Aula sobre Vestuario Como Forma De Expressao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O vestuário é uma forma de expressão muito presente em nossa sociedade. A maneira como nos vestimos diz muito sobre quem somos e como queremos ser vistos pelos outros. Nesta aula, vamos explorar como o vestuário pode ser utilizado como forma de expressão artística. Vamos analisar diferentes estilos de roupas, acessórios e maquiagem e como eles podem ser usados para transmitir uma mensagem ou expressar uma identidade. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de debate crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como o vestuário pode ser utilizado como forma de expressão artística. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas e cada grupo irá escolher um estilo de roupa, acessório ou maquiagem para analisar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre o estilo escolhido, buscando informações sobre sua origem, características e como ele pode ser utilizado como forma de expressão artística. Os alunos podem utilizar livros, revistas, internet e outras fontes para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma e haverá um debate sobre como o estilo escolhido pode ser utilizado como forma de expressão artística. Os alunos devem apresentar argumentos e exemplos para defender suas opiniões.

  4. Etapa 4 - Criação

    Cada grupo irá criar uma produção artística utilizando o estilo escolhido como inspiração. Pode ser uma ilustração, uma colagem, uma fotografia ou qualquer outra forma de expressão artística que os alunos desejarem.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua produção artística para a turma e explicar como o estilo escolhido foi utilizado como inspiração. Os alunos devem justificar suas escolhas e explicar como o estilo escolhido pode ser utilizado como forma de expressão artística.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente desenvolvido_ e _Plenamente desenvolvido_ para avaliar as produções artísticas dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e como o vestuário pode ser utilizado como forma de expressão artística. Os alunos também serão convidados a compartilhar suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância do vestuário como forma de expressão artística.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do estilo escolhido como forma de inspiração para a produção artística.
  • Originalidade e criatividade na criação da produção artística.
  • Coerência entre a produção artística e as informações apresentadas durante o debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como o vestuário pode ser utilizado como forma de expressão artística.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante a pesquisa e a criação da produção artística.
  • Estimular o debate e a reflexão sobre o tema da aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o estilo escolhido.
  • Participar do debate e apresentar argumentos e exemplos para defender suas opiniões.
  • Criar uma produção artística utilizando o estilo escolhido como inspiração.