Aula sobre Vestuario Como Forma De Expressao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O vestuário é uma forma de expressão que está presente em nossas vidas diárias. Desde a escolha das roupas que vestimos até as tendências da moda, o vestuário pode ser uma forma de demonstrar nossa personalidade, cultura e até mesmo nossas crenças. Nesta aula, os alunos irão explorar o tema por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles irão criar, experimentar e analisar diferentes formas de expressão por meio do vestuário.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e apresente exemplos de como o vestuário pode ser uma forma de expressão, que as roupas que usamos podem refletir nossa personalidade e cultura. Em seguida, explique a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Estação 1 - Criação
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação diferente. Na estação 1, os alunos irão criar suas próprias peças de roupa ou acessórios que reflitam sua personalidade e estilo. Eles podem usar materiais como tecidos, papel, cola, tesoura, entre outros.Etapa 3 - Estação 2 - Experimentação
Na estação 2, os alunos irão experimentar diferentes tipos de roupas e acessórios que reflitam diferentes culturas e estilos. Se possível, traga para a aula roupas e acessórios de diferentes culturas e épocas para os alunos experimentarem.Etapa 4 - Estação 3 - Análise
Na estação 3, os alunos irão analisar e discutir as peças de roupa e acessórios criados pelos colegas na estação 1. Eles irão avaliar como as peças refletem a personalidade e estilo de cada aluno e como elas podem ser uma forma de expressão.Etapa 5 - Apresentação
Na última etapa, os alunos irão apresentar suas criações para a turma e explicar como elas refletem sua personalidade e estilo. Incentive a turma a fazer perguntas e comentários sobre as criações.Etapa 6 - Reflexão
Por fim, os alunos irão refletir sobre o que aprenderam nesta aula e como o vestuário pode ser uma forma de expressão. Incentive a turma a compartilhar suas reflexões em um mural ou em um grupo de discussão on-line.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
- Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio do vestuário.
- Promover a análise crítica e a reflexão sobre como o vestuário pode ser uma forma de expressão.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criatividade e originalidade na criação das peças de roupa e acessórios.
- Capacidade de análise e reflexão sobre as peças criadas pelos colegas e sobre o tema em geral.
- Clareza e objetividade na apresentação das criações.
- Envolvimento e respeito durante as discussões em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
- Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades.
- Estimular a criatividade e a expressão dos alunos.
- Promover a análise crítica e a reflexão sobre o tema.
- Incentivar a participação ativa de todos os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Demonstrar criatividade e originalidade na criação das peças de roupa e acessórios.
- Analisar e refletir sobre as peças criadas pelos colegas e sobre o tema em geral.
- Apresentar suas criações de forma clara e objetiva.
- Participar das discussões em grupo com respeito e envolvimento.