Aula sobre Vestuario Como Forma De Expressao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O vestuário é uma forma de expressão que pode ser encontrada em todos os lugares, desde a moda até a cultura popular. Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar o tema e criar um mapa conceitual que represente suas ideias sobre o assunto. Eles serão incentivados a pensar sobre como o vestuário pode ser usado para comunicar ideias, valores e sentimentos, e como ele pode ser uma forma de identidade cultural. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de criação em artes visuais, trabalhando de forma individual, coletiva e colaborativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e faça perguntas aos alunos para estimulá-los a pensar sobre o assunto. Também apresente exemplos de como o vestuário pode ser usado para expressar ideias, valores e sentimentos.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Mostre um vídeo ou texto que traga informações sobre o tema aos alunos. Eles deverão assistir ou ler o material e anotar as ideias principais.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Eles poderão usar materiais convencionais ou digitais para criar o mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias e como chegaram a elas. Incentive a discussão entre os alunos, estimulando-os a fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Criação de um lookbook

    Com base nos mapas conceituais, os alunos criarão um lookbook que represente uma ideia, valor ou sentimento que eles desejem expressar através do vestuário. Eles poderão usar materiais convencionais ou digitais para criar o lookbook.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos lookbooks

    Os alunos apresentarão seus lookbooks para a turma, explicando a ideia, valor ou sentimento que desejam expressar e como o vestuário pode ser usado para isso. Incentive a discussão entre os alunos, estimulando-os a fazer perguntas e comentários.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como poderiam aplicar essas ideias em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de criação em artes visuais.
  • Estimular a reflexão sobre como o vestuário pode ser usado como forma de expressão.
  • Incentivar o trabalho individual, coletivo e colaborativo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Estimular a criatividade e a imaginação.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do mapa conceitual e do lookbook.
  • Coerência entre as ideias apresentadas no mapa conceitual e no lookbook.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral dos trabalhos.
  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.
  • Uso adequado dos materiais e recursos disponíveis.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e estimular a reflexão dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e do lookbook.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em sala de aula.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos de forma justa e criteriosa.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade.
  • Criar um lookbook que represente uma ideia, valor ou sentimento que desejem expressar através do vestuário.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula
  • Refletir sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar essas ideias em suas vidas.