Vistas ortogonais de figuras espaciais
Essa aula de Matemática é sobre projeção ortogonal, e vamos colocar “a mão na massa”. No vídeo dessa aula vamos aprender a desenhar as vistas ortogonais de um sólido geométrico.
Para isso, voocê precisa ter caderno, lápis, borracha e régua à mãos. Ter esquadros seria uma ajuda maior, mas não é obrigatório! Bom aprendizado!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Rafael estava olhando uma peça e desenhou a vista frontal, a superior e a lateral da peça. Observe a imagem e selecione a alternativa que descreve o desenho e o tipo de vista de Rafael:
Atividade completaA)
Desenho A: vista superior; Desenho B: vista lateral; Desenho C: vista frontal.B) Desenho A: vista frontal; Desenho B: vista lateral; Desenho C: vista superior.
C) Desenho A: vista lateral; Desenho B: vista frontal; Desenho C: vista superior.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
As vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. Elas são importantes para a compreensão de como um objeto é visto de diferentes ângulos e para a criação de desenhos em perspectiva. Deixe claro o objetivo da aula: os alunos irão aprender a reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.Atividade completaExemplos práticos:
- Mostrar aos alunos diferentes objetos tridimensionais e suas vistas ortogonais correspondentes.
- Pedir aos alunos que desenhem um objeto tridimensional a partir de suas vistas ortogonais.
Sala de aula invertida:
4. Rotação por estações:
Inicie a aula citando que as vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. Elas são usadas para representar objetos em desenhos técnicos, arquitetura, engenharia e outras áreas. O objetivo desta aula é que os alunos aprendam a reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e apliquem esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.Atividade completaExemplos práticos:
Para ajudar os alunos a entender melhor o conceito de grandezas inversamente proporcionais, é importante apresentar exemplos práticos, como, por exemplo: desenhar uma caixa em perspectiva usando as vistas ortogonais., identificar as vistas ortogonais de um cubo ou desenhar um prédio em perspectiva usando as vistas ortogonais.
5. Estudo de Caso:
As vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. Elas são importantes para a compreensão de como um objeto é visto de diferentes ângulos e para a criação de desenhos em perspectiva. O intuito da aula é que os alunos aprendam e reconheçam vistas ortogonais de figuras espaciais para aplicarem esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.Atividade completa6. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Antes da aula iniciar, contextualize os alunos sobre o que são as vistas ortogonais. Aproveite para citar alguns exemplos da aplicação desse conteúdo no dia a dia. Assim, os alunos entenderão como um objeto é visto de diferentes ângulos para a criação de desenhos em perspectiva. Para facilitar o aprendizado, relembre os conceitos de figuras espaciais para que os alunos aprendam a reconhecer as vistas ortogonais dessas figuras e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos vistos de diferentes ângulos.Atividade completaExemplo prático:
Separe os alunos em grupo e selecione um objeto com faces distintas (exemplo: face circular, retangular, cônica) e posicione-o no centro da sala. Cada grupo de alunos verá um lado diferente dessa figura e deverão representá-la em uma folha.
7. Aprendizagem Entre Pares:
Antes de iniciar a aula, relembre com os alunos os conceitos de vistas ortogonais, a relação com as figuras espaciais, sua importância e aplicação no cotidiano, como, por exemplo, a compreensão de desenhos técnicos, arquitetônicos e de engenharia.Atividade completa8. Design Thinking:
As vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. O intuito da aula é que os alunos enxerguem qual o perfil e as reais necessidades e expectativas dos usuários que utilizam as vistas ortogonais no cotidiano para aplicarem esse conhecimento ao desenhar objetos em perspectiva.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: