Vistas ortogonais de figuras espaciais

Essa aula de Matemática é sobre projeção ortogonal, e vamos colocar “a mão na massa”. No vídeo dessa aula vamos aprender a desenhar as vistas ortogonais de um sólido geométrico.

Para isso, voocê precisa ter caderno, lápis, borracha e régua à mãos. Ter esquadros seria uma ajuda maior, mas não é obrigatório! Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Rafael estava olhando uma peça e desenhou a vista frontal, a superior e a lateral da peça. Observe a imagem e selecione a alternativa que descreve o desenho e o tipo de vista de Rafael:

    A) Desenho A: vista superior; Desenho B: vista lateral; Desenho C: vista frontal.

    B) Desenho A: vista frontal; Desenho B: vista lateral; Desenho C: vista superior.

    C) Desenho A: vista lateral; Desenho B: vista frontal; Desenho C: vista superior.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    As vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. Elas são importantes para a compreensão de como um objeto é visto de diferentes ângulos e para a criação de desenhos em perspectiva. Deixe claro o objetivo da aula: os alunos irão aprender a reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

    Exemplos práticos:

    - Mostrar aos alunos diferentes objetos tridimensionais e suas vistas ortogonais correspondentes.

    - Pedir aos alunos que desenhem um objeto tridimensional a partir de suas vistas ortogonais.

    Sala de aula invertida:

    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Inicie a aula citando que as vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. Elas são usadas para representar objetos em desenhos técnicos, arquitetura, engenharia e outras áreas. O objetivo desta aula é que os alunos aprendam a reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e apliquem esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

    Exemplos práticos:

    Para ajudar os alunos a entender melhor o conceito de grandezas inversamente proporcionais, é importante apresentar exemplos práticos, como, por exemplo: desenhar uma caixa em perspectiva usando as vistas ortogonais., identificar as vistas ortogonais de um cubo ou desenhar um prédio em perspectiva usando as vistas ortogonais.

    Atividade completa
  5. 5. Estudo de Caso:

    As vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. Elas são importantes para a compreensão de como um objeto é visto de diferentes ângulos e para a criação de desenhos em perspectiva. O intuito da aula é que os alunos aprendam e reconheçam vistas ortogonais de figuras espaciais para aplicarem esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Antes da aula iniciar, contextualize os alunos sobre o que são as vistas ortogonais. Aproveite para citar alguns exemplos da aplicação desse conteúdo no dia a dia. Assim, os alunos entenderão como um objeto é visto de diferentes ângulos para a criação de desenhos em perspectiva. Para facilitar o aprendizado, relembre os conceitos de figuras espaciais para que os alunos aprendam a reconhecer as vistas ortogonais dessas figuras e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos vistos de diferentes ângulos.

    Exemplo prático:

    Separe os alunos em grupo e selecione um objeto com faces distintas (exemplo: face circular, retangular, cônica) e posicione-o no centro da sala. Cada grupo de alunos verá um lado diferente dessa figura e deverão representá-la em uma folha.

    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    Antes de iniciar a aula, relembre com os alunos os conceitos de vistas ortogonais, a relação com as figuras espaciais, sua importância e aplicação no cotidiano, como, por exemplo, a compreensão de desenhos técnicos, arquitetônicos e de engenharia.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    As vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. O intuito da aula é que os alunos enxerguem qual o perfil e as reais necessidades e expectativas dos usuários que utilizam as vistas ortogonais no cotidiano para aplicarem esse conhecimento ao desenhar objetos em perspectiva.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: