Aula sobre Vistas Ortogonais De Figuras Espaciais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Exemplo prático:
Separe os alunos em grupo e selecione um objeto com faces distintas (exemplo: face circular, retangular, cônica) e posicione-o no centro da sala. Cada grupo de alunos verá um lado diferente dessa figura e deverão representá-la em uma folha.
Etapa 1 - Problematização
Instigue o aluno com perguntas como: ‘Vocês acham que todos irão desenhar o objeto da mesma maneira? Por quê?’‘É possível representar o objeto de forma plana?’
Aproveite esse momento para tirar dúvidas dos alunos referentes à matéria e sobre a atividade.
Etapa 2 - Geração de alternativas
Faça com que os grupos apresentem os desenhos para todos os colegas. Após analisarem todos os desenhos, os alunos deverão discutir e gerar alternativas para resolver os problemas apresentados:‘As imagens são iguais?’
‘Qual(is) a(s) semelhança(s) e a(s) diferença(s) entre as imagens apresentadas?’
‘Como é possível obter tantas imagens diferentes de um mesmo objeto?’
Etapa 3 - Proposta de Solução
Cada grupo deve apresentar a solução que encontrou para o problema. Guie a discussão para esclarecer quaisquer dúvidas. Nesse momento, é importante que os alunos mostrem os embasamentos teóricos utilizados para decidirem as soluções identificadas.Etapa 4 - Diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Nesse momento, peça que os alunos utilizem a criatividade para criar o diário de bordo. Eles podem utilizar cartolina, recortes de revista, gravuras, etc.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma.Etapa 6 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Desenvolver a habilidade de desenhar objetos em perspectiva.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
- Gestão adequada do tempo em cada etapa.
- Mesclar a base teórica com a prática.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das vistas ortogonais.
- Desenho correto dos objetos em perspectiva.
- Participação ativa no trabalho em grupo.
- Gerir adequadamente o tempo para realizar todas as atividades.
- Aplicação da teoria, na prática.
Ações do professor
- Preparar o material para a atividade.
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Dividir os alunos em grupos, guiar a discussão e esclarecer dúvidas.
- Realizar e receber feedbacks.
Ações do aluno
- Discutir e gerar alternativas para resolver o problema apresentado mesclando teoria e prática.
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Desenhar vistas ortogonais de figuras espaciais e desenhar essas figuras em perspectiva.
- Gerir adequadamente o tempo para realizar todas as atividades
- Dar feedback ao professor.