Aula sobre Vistas Ortogonais De Figuras Espaciais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes da aula iniciar, contextualize os alunos sobre o que são as vistas ortogonais. Aproveite para citar alguns exemplos da aplicação desse conteúdo no dia a dia. Assim, os alunos entenderão como um objeto é visto de diferentes ângulos para a criação de desenhos em perspectiva. Para facilitar o aprendizado, relembre os conceitos de figuras espaciais para que os alunos aprendam a reconhecer as vistas ortogonais dessas figuras e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos vistos de diferentes ângulos.

Exemplo prático:

Separe os alunos em grupo e selecione um objeto com faces distintas (exemplo: face circular, retangular, cônica) e posicione-o no centro da sala. Cada grupo de alunos verá um lado diferente dessa figura e deverão representá-la em uma folha.


  1. Etapa 1 - Problematização

    Instigue o aluno com perguntas como: ‘Vocês acham que todos irão desenhar o objeto da mesma maneira? Por quê?’

    ‘É possível representar o objeto de forma plana?’

    Aproveite esse momento para tirar dúvidas dos alunos referentes à matéria e sobre a atividade.


  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Faça com que os grupos apresentem os desenhos para todos os colegas. Após analisarem todos os desenhos, os alunos deverão discutir e gerar alternativas para resolver os problemas apresentados:

    ‘As imagens são iguais?’

    ‘Qual(is) a(s) semelhança(s) e a(s) diferença(s) entre as imagens apresentadas?’

    ‘Como é possível obter tantas imagens diferentes de um mesmo objeto?’


  3. Etapa 3 - Proposta de Solução

    Cada grupo deve apresentar a solução que encontrou para o problema. Guie a discussão para esclarecer quaisquer dúvidas. Nesse momento, é importante que os alunos mostrem os embasamentos teóricos utilizados para decidirem as soluções identificadas.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Nesse momento, peça que os alunos utilizem a criatividade para criar o diário de bordo. Eles podem utilizar cartolina, recortes de revista, gravuras, etc.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Desenvolver a habilidade de desenhar objetos em perspectiva.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Gestão adequada do tempo em cada etapa.
  • Mesclar a base teórica com a prática.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das vistas ortogonais.
  • Desenho correto dos objetos em perspectiva.
  • Participação ativa no trabalho em grupo.
  • Gerir adequadamente o tempo para realizar todas as atividades.
  • Aplicação da teoria, na prática.

Ações do professor

  • Preparar o material para a atividade.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Dividir os alunos em grupos, guiar a discussão e esclarecer dúvidas.
  • Realizar e receber feedbacks.

Ações do aluno

  • Discutir e gerar alternativas para resolver o problema apresentado mesclando teoria e prática.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Desenhar vistas ortogonais de figuras espaciais e desenhar essas figuras em perspectiva.
  • Gerir adequadamente o tempo para realizar todas as atividades
  • Dar feedback ao professor.