Aula sobre Vistas Ortogonais De Figuras Espaciais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. O intuito da aula é que os alunos enxerguem qual o perfil e as reais necessidades e expectativas dos usuários que utilizam as vistas ortogonais no cotidiano para aplicarem esse conhecimento ao desenhar objetos em perspectiva.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância das vistas ortogonais para a compreensão de desenhos técnicos, arquitetônicos e de engenharia. É importante instigar os alunos com perguntas sobre o que sabem do tema para começar a estimular o pensamento crítico e a interpretação dos estudantes sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação da atividade

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e expectativas das pessoas que utilizam as vistas ortogonais e figuras espaciais no seu dia a dia, como, por exemplo, em projetos arquitetônicos e de engenharia. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Nesse momento é importante que o professor explique como funcionará a atividade, separe os grupos com no mínimo 3 e no máximo 6 alunos por grupo e forneça os materiais necessários para a produção do mapa de empatia (lápis, canetinhas, post it, tesoura, cartolina, etc). Estima-se em torno de duas aulas para a realização desta metodologia.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Empatia

    Os grupos irão aprender a identificar as vistas ortogonais de figuras espaciais, utilizando exemplos práticos. Nesse momento, incentive o aluno a pensar, a usar a criatividade, o protagonismo e a empatia, se colocando no lugar do usuário para conseguir responder todos os campos do mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas e discussão em grupo

    Os alunos irão apresentar seus desenhos e explicar todo o raciocínio e as considerações que julgarem necessárias para a criação do mapa. Além disso, os estudantes devem citar qual a sensação ao se colocar no lugar do usuário das vistas ortogonais e se sentiram interesse em realizar algum projeto com esse tema. Nesse momento, estimule os demais alunos a realizarem perguntas e considerações sobre o tema para avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis dificuldades.

  5. Etapa 5 - Reflexão final

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações reais. A ideia é compartilhar os resultados e percepções da atividade realizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
  • Aproximar os estudantes do método científico.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas envolvendo vistas ortogonais e figuras espaciais.
  • Incentivar a participação ativa e a colaboração dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema.
  • Criatividade na criação do mapa de empatia.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das vistas ortogonais e do mapa de empatia.
  • Conduzir a criação do mapa de empatia.
  • Utilizar exemplos práticos e exercícios para ensinar a identificação das vistas ortogonais.
  • Estimular a reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
  • Fornecer os materiais

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente a relação entre o mapa de empatia e o tema da atividade.
  • Utilizar adequadamente as vistas ortogonais para desenhar em perspectiva.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula.