Aula sobre Vistas Ortogonais De Figuras Espaciais
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
As vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. Elas são importantes para a compreensão de como um objeto é visto de diferentes ângulos e para a criação de desenhos em perspectiva. O intuito da aula é que os alunos aprendam e reconheçam vistas ortogonais de figuras espaciais para aplicarem esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
Etapa 1 - Introdução
Explique a importância das vistas ortogonais para a criação de desenhos em perspectiva. Apresente também o que é um estudo de caso, seu objetivo e as orientações para a atividade.Etapa 2 - Estudo de caso
Divida a turma em grupos de, no mínimo, 3 alunos e, no máximo, 5 alunos e apresente as orientações para os grupos realizarem o estudo de caso. Os alunos devem seguir cinco passos para a realizar a atividade.a) Identificação de um problema: Definir a temática da pesquisa;
b) Levantamento de dados: Pode ser entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros;
c) Análise do contexto: O que as pessoas entendem sobre o tema? Em quais situações cotidianas ela é mais utilizada?
d) Comparação: Comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Ex: artigos científicos, dados matemáticos, conteúdo apresentado em sala e outros.
e) Soluções: O que meu grupo poderia fazer para contribuir com a disseminação da informação?
Etapa 3 - Criação e preenchimento do template de infográfico
Nesse momento os alunos devem criar um _template_ de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações do estudo de caso.Etapa 4 - Apresentação dos infográficos
Os grupos irão apresentar seus infográficos para os colegas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Incentive a discussão entre os grupos para os alunos comentarem e fazerem considerações sobre o trabalho dos colegas.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a atividade retomando o tema e reforçando a importância das vistas ortogonais para a criação de desenhos em perspectiva. Nesse momento, colha feedback sobre o que os alunos aprenderam com a metodologia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Desenvolver a habilidade de aplicar o conhecimento das vistas ortogonais para desenhar objetos em perspectiva.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das vistas ortogonais da figura espacial.
- Correta aplicação do conhecimento das vistas ortogonais para desenhar objetos em perspectiva.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância das vistas ortogonais.
- Apresentar um estudo de caso para os alunos.
- Orientar os alunos na criação do template de infográfico.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância das vistas ortogonais.
Ações do aluno
- Identificar as vistas ortogonais da figura espacial.
- Preencher o template de infográfico com as informações do estudo de caso.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Apresentar as soluções encontradas para o estudo de caso.
- Demonstrar interesse e dedicação durante a aula.