Aula sobre Vistas Ortogonais De Figuras Espaciais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As vistas ortogonais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. Elas são importantes para a compreensão de como um objeto é visto de diferentes ângulos e para a criação de desenhos em perspectiva. Deixe claro o objetivo da aula: os alunos irão aprender a reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

Exemplos práticos:

- Mostrar aos alunos diferentes objetos tridimensionais e suas vistas ortogonais correspondentes.

- Pedir aos alunos que desenhem um objeto tridimensional a partir de suas vistas ortogonais.

Sala de aula invertida:


  1. Etapa 1 - Preparação

    \- Os alunos devem ser orientados a assistir a um vídeo explicativo sobre vistas ortogonais antes da aula.

    \- Prepare os materiais necessários para a aula, como papel, lápis, régua e esquadro.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula explicando como funciona uma sala de aula invertida.

    Aproveite esse momento para fazer algumas perguntas sobre o vídeo explicativo que os alunos assistiram antes da aula e verificar o que os estudantes captaram de mais importante sobre o tema. Além disso, os estudantes devem fazer suas considerações sobre o que são vistas ortogonais e sua importância na criação de desenhos em perspectiva.

    Caso o tema não tenha sido totalmente absorvido pelos alunos, oriente-os e incentive-os a fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

    Esse também é o momento para explicar para os estudantes o objetivo e as regras da atividade proposta.


  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    \- Os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 4 pessoas.

    \- Cada grupo deve receber uma figura espacial e suas vistas ortogonais correspondentes.

    \- Com a régua e o esquadro, os alunos devem desenhar a figura espacial em perspectiva a partir de suas vistas ortogonais. Oriente os alunos a desenharem todas as visualizações possíveis para aquela figura. Além disso, eles devem responder às seguintes questões:

    ‘Qual dessas imagens representam o lado definido como frente de objeto?’

    ‘Qual dessas imagens representam a lateral direita do objeto?’

    ‘Qual dessas imagens representam a lateral esquerda do objeto?’

    ‘Qual dessas imagens representam a parte de trás do objeto?’

    ‘Existe alguma imagem que não se encaixa em nenhum dos 4 grupos?’


  4. Etapa 4 - Apresentação

    \- Cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma no formato que preferir: utilizando o quadro, por meio de cartazes ou apenas falando.

    \- Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e dar feedbacks sobre os trabalhos apresentados.


  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    \- Os alunos devem discutir em grupo as dificuldades encontradas na atividade e como elas foram superadas.

    \- Oriente a discussão para esclarecer possíveis dúvidas.


  6. Etapa 6 - Criação do _template_ de Dinâmica dos 3 Q’s

    \- Com base no que foi levantado na discussão entre os grupos, os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Q’s com os campos: ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’ para avaliar a atividade.

    \- Oriente os alunos na criação do modelo.


  7. Etapa 7 - Avaliação

    \- Os alunos devem preencher o _tamplate_ de Dinâmica dos 3 Q’s para avaliar a atividade.

    \- Avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes para melhoria na próxima atividade.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Estimular o método de estudos autônomo entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de aplicar o conhecimento de vistas ortogonais para desenhar objetos em perspectiva.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Reconhecimento correto das vistas ortogonais.
  • Realização do estudo do material previamente à aula.
  • Habilidade de aplicar o conhecimento de vistas ortogonais para desenhar objetos em perspectiva.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Utilização adequada do _template_ de Dinâmica dos 3 Q’s.

Ações do professor

  • Preparar os materiais necessários para a aula e para o estudo em casa.
  • Explicar o assunto de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do _template_ de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realizar e receber feedbacks.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre vistas ortogonais antes da aula.
  • Trabalhar em grupo para discutir e resolver a atividade proposta.
  • Apresentar as conclusões da atividade para a turma.
  • Criar o _template_ de Dinâmica dos 3 Q’s para avaliar a atividade.
  • Dar feedback ao professor.