Aula sobre Vistas Ortogonais De Figuras Espaciais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Exemplos práticos:
- Mostrar aos alunos diferentes objetos tridimensionais e suas vistas ortogonais correspondentes.
- Pedir aos alunos que desenhem um objeto tridimensional a partir de suas vistas ortogonais.
Sala de aula invertida:
Etapa 1 - Preparação
\- Os alunos devem ser orientados a assistir a um vídeo explicativo sobre vistas ortogonais antes da aula.\- Prepare os materiais necessários para a aula, como papel, lápis, régua e esquadro.
Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula explicando como funciona uma sala de aula invertida.Aproveite esse momento para fazer algumas perguntas sobre o vídeo explicativo que os alunos assistiram antes da aula e verificar o que os estudantes captaram de mais importante sobre o tema. Além disso, os estudantes devem fazer suas considerações sobre o que são vistas ortogonais e sua importância na criação de desenhos em perspectiva.
Caso o tema não tenha sido totalmente absorvido pelos alunos, oriente-os e incentive-os a fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.
Esse também é o momento para explicar para os estudantes o objetivo e as regras da atividade proposta.
Etapa 3 - Atividade em grupo
\- Os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 4 pessoas.\- Cada grupo deve receber uma figura espacial e suas vistas ortogonais correspondentes.
\- Com a régua e o esquadro, os alunos devem desenhar a figura espacial em perspectiva a partir de suas vistas ortogonais. Oriente os alunos a desenharem todas as visualizações possíveis para aquela figura. Além disso, eles devem responder às seguintes questões:
‘Qual dessas imagens representam o lado definido como frente de objeto?’
‘Qual dessas imagens representam a lateral direita do objeto?’
‘Qual dessas imagens representam a lateral esquerda do objeto?’
‘Qual dessas imagens representam a parte de trás do objeto?’
‘Existe alguma imagem que não se encaixa em nenhum dos 4 grupos?’
Etapa 4 - Apresentação
\- Cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma no formato que preferir: utilizando o quadro, por meio de cartazes ou apenas falando.\- Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e dar feedbacks sobre os trabalhos apresentados.
Etapa 5 - Discussão em grupo
\- Os alunos devem discutir em grupo as dificuldades encontradas na atividade e como elas foram superadas.\- Oriente a discussão para esclarecer possíveis dúvidas.
Etapa 6 - Criação do _template_ de Dinâmica dos 3 Q’s
\- Com base no que foi levantado na discussão entre os grupos, os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Q’s com os campos: ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’ para avaliar a atividade.\- Oriente os alunos na criação do modelo.
Etapa 7 - Avaliação
\- Os alunos devem preencher o _tamplate_ de Dinâmica dos 3 Q’s para avaliar a atividade.\- Avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes para melhoria na próxima atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Estimular o método de estudos autônomo entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de aplicar o conhecimento de vistas ortogonais para desenhar objetos em perspectiva.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Reconhecimento correto das vistas ortogonais.
- Realização do estudo do material previamente à aula.
- Habilidade de aplicar o conhecimento de vistas ortogonais para desenhar objetos em perspectiva.
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
- Utilização adequada do _template_ de Dinâmica dos 3 Q’s.
Ações do professor
- Preparar os materiais necessários para a aula e para o estudo em casa.
- Explicar o assunto de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do _template_ de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realizar e receber feedbacks.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre vistas ortogonais antes da aula.
- Trabalhar em grupo para discutir e resolver a atividade proposta.
- Apresentar as conclusões da atividade para a turma.
- Criar o _template_ de Dinâmica dos 3 Q’s para avaliar a atividade.
- Dar feedback ao professor.