Aula sobre Vocabulario Andando Pelas Ruas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Para esta aula, os estudantes vão aprender vocabulário relacionado a andar pelas ruas. Esse tópico inclui nomes de lugares, termos para descrever atividades e verbos de movimento. A ideia é que, ao final da aula, os estudantes possam criar um projeto que visará melhorar sua aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e o diário de bordo para ser preenchido durante as etapas. Divida a turma em grupos e peça que eles escolham um problema relacionado a andar pelas ruas, como a falta de sinalização ou a falta de segurança nas calçadas. Cada grupo deve discutir e definir seu problema.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Peça que cada grupo elabore pelo menos três alternativas em inglês para resolver o problema identificado. As alternativas podem ser desenhadas ou escritas em papel. Incentive os alunos a serem criativos e pensarem fora da caixa.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve escolher uma das alternativas geradas e detalhar em inglês como ela pode ser implementada, qual seria o impacto dela no problema e como ela pode ser sustentável. Incentive os alunos a pensarem sobre as diferentes perspectivas e consequências de suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Planejamento

    Cada grupo deve fazer um planejamento detalhado da implementação da solução escolhida. Eles devem pensar em todas as etapas necessárias, recursos necessários e custos envolvidos. Ajude os alunos a estimar esses recursos e custos.

  5. Etapa 5 - Implementação

    Cada grupo deve implementar a solução escolhida. Eles podem fazer isso por meio de atividades práticas, como fazer uma campanha de conscientização ou elaborar um documento para ser entregue às autoridades competentes.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar suas soluções e o processo de implementação a toda a turma, garantindo ter utilizado durante o processo o vocabulário pedido. Eles devem usar o diário de bordo para apoiar a apresentação.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Cada grupo deve refletir sobre o processo de implementação e apresentar suas reflexões à turma. Solicite que os estudantes anotem novas palavras que aprenderam ao decorrer da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
  • Desenvolvimento da habilidade de planejamento e solução de problemas.
  • Melhoria da comunicação oral e escrita em inglês.
  • Aquisição de novo vocabulário em língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão do problema.
  • Qualidade das alternativas geradas e planejamento.
  • Viabilidade da solução escolhida.
  • Qualidade da apresentação oral e do diário de bordo.
  • Utilização e aquisição de novo vocabulário em língua inglesa.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto "Vocabulário: Andando pelas ruas".
  • Orientar os alunos na escolha e apresentação do problema.
  • Auxiliar na elaboração das alternativas e soluções.
  • Orientar os alunos no planejamento e implementação de suas soluções.
  • Avaliar o progresso e o resultado dos grupos ao longo do projeto.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão do problema.
  • Gerar alternativas criativas e viáveis para a solução do problema.
  • Escolher e implementar uma solução viável.
  • Apresentar suas soluções e os diários de bordo para a turma.
  • Refletir sobre o processo de implementação e apresentar suas reflexões.