Aula sobre Vocabulario Andando Pelas Ruas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Para esta aula, os estudantes vão aprender vocabulário relacionado a andar pelas ruas. Esse tópico inclui nomes de lugares, termos para descrever atividades e verbos de movimento. A ideia é que, ao final da aula, os estudantes possam criar um mapa de empatia para melhorar sua aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e faça perguntas para introduzir o assunto: "Quais são os lugares que vocês conhecem na sua cidade?", "O que vocês costumam fazer nas ruas da cidade?", "Qual é o seu transporte preferido?"

  2. Etapa 2 - Apresentação do mapa de empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e como deve-se preenchê-lo. Em seguida, entregue aos alunos uma folha de papel para preencherem os campos do mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de três e peça que perguntem aos colegas sobre suas relações e experiências com as ruas e preencham o mapa de empatia com as informações obtidas utilizando palavras em inglês.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento em grupo

    Os alunos apresentarão suas descobertas em grupo para a turma.

  5. Etapa 5 - Vocabulário relacionado a ruas

    Apresente o vocabulário relacionado a ruas e locais: store, restaurant, museum, church, park, entre outros e oriente os estudantes a fazerem anotações e praticarem a pronúncia.

  6. Etapa 6 - Verbos de movimento

    Apresente os verbos de movimento para usar em frases: walk, run, jump, swim, ride a bike, entre outros, e novamente, oriente os estudantes a fazerem anotações e praticarem a pronúncia.

  7. Etapa 7 - Prática

    Agora, dentro dos grupos, peça que os alunos se revezem para fazer perguntas e responder sobre atividades em locais específicos. Enquanto isso, circule pela sala para ajudar com vocabulário e gramática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de linguagem.
  • Aprender vocabulário em inglês relacionado a ruas e locais.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Corretamente identificar e usar o vocabulário relacionado a ruas e locais.
  • Habilidade de comunicação oral, incluindo a pronúncia correta e a gramática adequada.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e conduzir a atividade de mapa de empatia.
  • Apresentar o vocabulário e os verbos de movimento.
  • Circular pela sala para ajudar com vocabulário e gramática.

Ações do aluno

  • Completar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Praticar as habilidades de linguagem e comunicação oral.