Aula sobre Vocabulario Andando Pelas Ruas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta aula, vamos aprender sobre o vocabulário relacionado às ruas, como nomes de ruas, pontos de referência, sinalizações e outros. O objetivo deste aprendizado é que os alunos possam aplicar essas palavras de forma prática no dia a dia.
Etapa 1 - Atividade prévia
Peça que os estudantes realizem uma pesquisa e anotem palavras relacionado às ruas.Etapa 2 - Check-in
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre suas experiências nas ruas, como eles se locomovem, quais são as características da cidade, etc. Permita que eles compartilhem suas vivências. Em seguida, oriente-os a fazer o registro de aprendizagem, e peça que preencham a área Check-in com o vocabulário que possuem relativo às ruas, assim como suas ideias sobre a importância de se ter este vocabulário.Etapa 3 - Introdução
Faça uma explanação sobre os nomes das ruas da sua cidade, pontos de referência e sinalizações, dentre outros, em inglês.Etapa 4 - Exercício de vocabulário
Distribua uma lista de palavras relacionadas às ruas, como nomes de ruas, pontos de referência, sinalizações e outros. Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie uma história ou um diálogo utilizando as palavras da lista e as que pesquisaram previamente.Etapa 5 - Revisão
Avalie as histórias/diálogos criados pelos grupos, corrigindo possíveis erros de vocabulário e gramática.Etapa 6 - Check-out
Cada grupo deverá apresentar a história/diálogo criado, utilizando o vocabulário adquirido em aula. Em seguida, solicite que os estudantes preencham a área Check out do registro de aprendizagem, individualmente, com as palavras novas aprendidas e atualizando as suas visões sobre a importância de se saber este vocabulário.Etapa 7 - Reflexão final
Pergunte aos alunos o que aprenderam sobre o vocabulário relacionado às ruas, como eles podem aplicar esse aprendizado no dia a dia e como eles acharam a aula. Permita que eles compartilhem suas opiniões.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar uma apresentação oral.
- Aprender o vocabulário relacionado às ruas em inglês.
- Estimular a comunicação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Uso correto do vocabulário aprendido em aula.
- Clareza e objetividade na apresentação oral.
- Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Organizar a aula e planejar as atividades.
- Fornecer o material necessário para as atividades.
- Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Desenvolver a apresentação oral.
- Criar um modelo de registro de aprendizagem.