Aula sobre Vocabulario Andando Pelas Ruas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, vamos aprender sobre o vocabulário relacionado às ruas, como nomes de ruas, pontos de referência, sinalizações e outros. O objetivo deste aprendizado é que os alunos possam aplicar essas palavras de forma prática no dia a dia.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Peça que os estudantes realizem uma pesquisa e anotem palavras relacionado às ruas.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre suas experiências nas ruas, como eles se locomovem, quais são as características da cidade, etc. Permita que eles compartilhem suas vivências. Em seguida, oriente-os a fazer o registro de aprendizagem, e peça que preencham a área Check-in com o vocabulário que possuem relativo às ruas, assim como suas ideias sobre a importância de se ter este vocabulário.

  3. Etapa 3 - Introdução

    Faça uma explanação sobre os nomes das ruas da sua cidade, pontos de referência e sinalizações, dentre outros, em inglês.

  4. Etapa 4 - Exercício de vocabulário

    Distribua uma lista de palavras relacionadas às ruas, como nomes de ruas, pontos de referência, sinalizações e outros. Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie uma história ou um diálogo utilizando as palavras da lista e as que pesquisaram previamente.

  5. Etapa 5 - Revisão

    Avalie as histórias/diálogos criados pelos grupos, corrigindo possíveis erros de vocabulário e gramática.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Cada grupo deverá apresentar a história/diálogo criado, utilizando o vocabulário adquirido em aula. Em seguida, solicite que os estudantes preencham a área Check out do registro de aprendizagem, individualmente, com as palavras novas aprendidas e atualizando as suas visões sobre a importância de se saber este vocabulário.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Pergunte aos alunos o que aprenderam sobre o vocabulário relacionado às ruas, como eles podem aplicar esse aprendizado no dia a dia e como eles acharam a aula. Permita que eles compartilhem suas opiniões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar uma apresentação oral.
  • Aprender o vocabulário relacionado às ruas em inglês.
  • Estimular a comunicação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do vocabulário aprendido em aula.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Organizar a aula e planejar as atividades.
  • Fornecer o material necessário para as atividades.
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Desenvolver a apresentação oral.
  • Criar um modelo de registro de aprendizagem.