Aula sobre Vocabulario Andando Pelas Ruas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Aprender novos vocabulários é extremamente importante para o bom uso da língua inglesa. Logo, este conteúdo visa desenvolver habilidades linguísticas que possam ser usadas ao se andar na rua numa situação real de uso da língua.

  1. Etapa 1 - Apresentação da Aula

    Informe aos estudantes qual o tema da aula e qual a importância da temática.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso em que os alunos irão aplicar seu conhecimento sobre vocabulário relacionado às ruas. O caso apresentará uma pessoa que se perdeu em uma cidade estrangeira e precisou pedir ajuda a um morador local. Em grupos, os alunos deverão se colocar no lugar dessa pessoa e utilizar o vocabulário aprendido para pedir informações sobre como chegar a um determinado local.

  3. Etapa 3 - Elaboração do infográfico

    Cada grupo deverá criar um modelo de infográfico contendo as lacunas a serem preenchidas. Cada lacuna deve conter uma palavra-chave relacionada ao vocabulário trabalhado.

  4. Etapa 4 - Preenchimento das lacunas

    Oriente os alunos a pesquisar as informações necessárias para preencher as lacunas do infográfico e praticar a fala em inglês em grupos.

  5. Etapa 5 - Prática de apresentação

    Cada grupo deverá praticar a apresentação do infográfico utilizando palavras e frases em inglês até que estejam confortáveis e confiantes em apresentar para a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação para a turma

    Os grupos apresentarão seus infográficos para a turma

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Encerre a atividade com uma reflexão em grupo, abordando as principais dificuldades e os principais aprendizados da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de fala e compreensão oral em inglês.
  • Trabalhar a capacidade de trabalho em grupo e colaboração.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em atividades em grupo.
  • Nível de conhecimento de vocabulário relacionado às ruas.
  • Qualidade da apresentação do infográfico.

Ações do professor

  • Conduzir aulas expositivas e dinâmicas para contextualizar o tema.
  • Elaborar uma atividade prática de Estudo de Caso para aplicação do vocabulário aprendido.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das aulas e atividades em grupo.
  • Realizar pesquisas sobre o tema proposto.
  • Praticar a fala em inglês em grupo e em apresentações.