Aula sobre Vocabulario Andando Pelas Ruas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão explorar o vocabulário relacionado às ruas e à cidade. Utilizaremos a metodologia Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, precisaremos de papel, canetas coloridas e dicionários.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie com antecedência um vídeo ou um áudio com o vocabulário que será trabalhado na aula, para que os alunos possam pesquisar as palavras desconhecidas e anotar em um caderno.

  2. Etapa 2 - Organização da aula

    Dividida a turma em duplas ou trios e entregue uma folha de papel sulfite e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Explique o conceito de mapa conceitual, dando exemplos. Em seguida, os alunos vão fazer um mapa conceitual com a ideia central "Andando pelas ruas" e 8 sub-ideias relacionadas, com 2 níveis de profundidade para cada sub-ideia.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Com base no mapa conceitual, os alunos vão pesquisar o significado de cada palavra e colocar a explicação no mapa.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os alunos devem socializar os mapas conceituais com a turma. Você deve dar feedbacks para eles aprimorarem os mapas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta oralmente o seu mapa conceitual para a turma, explicando cada sub-ideia com a ajuda do vocabulário trabalhado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de planejamento e organização;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica;
  • Aumentar o repertório de vocabulário em inglês.

Critérios de avaliação

  • Clareza e organização do mapa conceitual;
  • Uso correto do vocabulário trabalhado;
  • Apresentação oral clara e objetiva.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de mapa conceitual;
  • Dar feedbacks para aprimorar os mapas conceituais;
  • Avaliar a atividade de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar o significado das palavras desconhecidas;
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias;
  • Apresentar oralmente o mapa conceitual para a turma.