Vocativo

Vamos aprender sobre um termo da oração chamado vocativo nessa aula de Português. Bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Depois de uma aula sobre vocativo, um aluno fez um exemplo em seu caderno. Como ficou com dúvida, escreveu três vezes a mesma frase. Em qual delas o vocativo está certo?

    A) Mãe só tem uma!

    B) Mãe, só tem uma!

    C) Mãe só, tem uma!

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    O vocativo é um recurso linguístico bastante utilizado na comunicação oral e escrita. Ele é utilizado para chamar a atenção do interlocutor ou para expressar emoções, como admiração, surpresa, indignação, entre outras. É comum encontrarmos o uso do vocativo em diálogos, discursos, poesias, músicas e até mesmo em conversas informais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o uso correto do vocativo na Língua Portuguesa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa design sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Nesta atividade, utilizando a metodologia da sala de aula invertida, os alunos terão a oportunidade de explorar o tema vocativo. O foco será entender o conceito e a função do vocativo na comunicação, além de desenvolver habilidades de identificação e uso adequado dessa estrutura. Por meio de discussões em sala de aula, análise de frases e criação de diálogos, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido e refletir sobre a importância do vocativo em diferentes contextos. Essa abordagem ativa de aprendizagem estimula a participação ativa dos alunos, promove a troca de experiências e contribui para o desenvolvimento de habilidades comunicativas.
    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    O vocativo é um termo que se utiliza para chamar, invocar ou interpelar alguém, ou algo durante a comunicação. É um recurso linguístico muito utilizado em situações comunicativas informais e formais, como em conversas, discursos, cartas, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o uso correto do vocativo e sua importância na comunicação escrita e oral. A metodologia utilizada será a rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades em estações diferentes.
    Atividade completa
  6. 6. Cultura Maker:

    O vocativo é um termo com a função de chamar a atenção do interlocutor, seja ele explícito ou implícito. É muito utilizado em conversas informais e em textos literários, como poesias e crônicas. É importante que os estudantes saibam identificar o vocativo em diferentes tipos de textos, pois isso ajuda a compreender o contexto e a mensagem que o autor quer passar. Nesta atividade, os alunos irão criar um fanzine para identificar e aplicar o uso do vocativo em diferentes situações.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O vocativo é um termo que indica quem está sendo chamado ou a quem se dirige uma fala. É muito comum na comunicação oral, mas também pode ser encontrado em textos escritos, como em cartas, diálogos em livros e até mesmo em mensagens de texto. Para entender melhor o uso do vocativo, é importante analisar como ele se relaciona com os outros termos da frase, especialmente com o sujeito e o verbo. Nesta atividade, os alunos irão aprender como o vocativo pode ser usado para enriquecer seus próprios textos, interpretando os efeitos de sentido de modificadores em substantivos com função de sujeito ou complemento verbal. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas e criaremos um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Nesta atividade de aprendizagem baseada em projetos sobre o tema "vocativo", os alunos serão desafiados a explorar o uso do vocativo em situações formais de comunicação. Eles terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as regras e normas relacionadas ao uso do vocativo, bem como refletir sobre sua importância na construção de relacionamentos interpessoais e na comunicação eficaz. Os alunos serão convidados a trabalhar em grupos, onde terão a tarefa de criar um Guia de Etiqueta Formal, que servirá como um recurso prático para o uso apropriado do vocativo em diferentes contextos. Ao longo das etapas do projeto, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas, trabalhar em colaboração, refletir criticamente e aplicar seus conhecimentos em uma situação real, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e comunicativas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: