Aula sobre Vocativo
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da atividade e explique a importância do vocativo na comunicação oral e escrita. Em seguida, você pode exemplificar situações em que o vocativo é utilizado, como em diálogos de filmes ou séries.Etapa 2 - Problematização
Apresente a seguinte situação-problema aos alunos:_Os alunos de uma escola estão enfrentando dificuldades na comunicação interpessoal, pois muitas vezes não sabem como se dirigir corretamente às pessoas, especialmente em situações formais. Isso resulta em diálogos confusos e falta de clareza nas conversas. Sendo assim, o desafio proposto é: como desenvolver habilidades de uso adequado do vocativo para melhorar a comunicação entre os alunos e tornar os diálogos mais eficazes e respeitosos? Os alunos deverão explorar e aplicar o conhecimento sobre o vocativo, criar situações de diálogos com diferentes contextos e propor estratégias para desenvolver habilidades de uso correto do vocativo, considerando as diferentes situações de comunicação._
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir e elaborar uma resolução para o problema apresentado. Eles podem realizar uma pesquisa sobre as normas de uso do vocativo em diferentes contextos sociais e culturais, coletando exemplos de diálogos em situações formais e informais. Em seguida, podem criar um guia de boas práticas de uso do vocativo, com orientações claras e exemplos ilustrativos para diferentes situações de comunicação.Exemplo prático:
O vocativo é utilizado em situações formais para chamar ou se dirigir diretamente a uma pessoa, geralmente acompanhado de um pronome de tratamento. Alguns exemplos de uso do vocativo em situações formais incluem:
1\. Em correspondências: _"Prezado(a) Sr.(a) Silva,"_
2\. Em reuniões ou eventos formais: _"Senhoras e senhores,"_
3\. Em discursos ou apresentações formais: _"Excelentíssimo(a) Senhor(a) Presidente,"_
4\. Em comunicações profissionais: _"Caro(a) colega,"_
Etapa 4 - Apresentação dos textos
Cada grupo deverá apresentar sua resolução para a turma e explicar como utilizou o vocativo corretamente. Faça comentários e dê sugestões para melhorar o uso do vocativo em cada texto.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Apresente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e explique como ela pode ser utilizada como uma ferramenta de avaliação da atividade. Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a própria atividade.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs e entregar ao professor. Você pode utilizar as respostas para avaliar o desempenho dos alunos na atividade e identificar possíveis dificuldades ou pontos que precisam ser reforçados na próxima aula.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da atividade e reforçar a importância do vocativo na comunicação oral e escrita. Os alunos também poderão fazer perguntas ou comentários sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretar efeitos de sentido de modificadores em substantivos com função de sujeito ou complemento verbal;
- Utilizar a metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas para incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
- Criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, em que os alunos possam trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
Critérios de avaliação
- Utilização correta do vocativo nos textos produzidos pelos alunos;
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Qualidade das respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs, demonstrando reflexão e autoavaliação.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância do vocativo na comunicação oral e escrita;
- Apresentar a situação-problema para desafiar os alunos a criar um texto utilizando o vocativo corretamente;
- Dividir os alunos em grupos para discutir e criar uma resolução em que o vocativo seja utilizado corretamente;
- Apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e explicar como utilizá-lo como ferramenta de avaliação da atividade;
- Avaliar o desempenho dos alunos na atividade e identificar possíveis pontos que precisam ser reforçados na próxima aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo e contribuir na elaboração do texto utilizando o vocativo corretamente;
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a própria atividade;
- Refletir sobre o próprio desempenho na atividade e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.