Aula sobre Vocativo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade de aprendizagem baseada em projetos sobre o tema "vocativo", os alunos serão desafiados a explorar o uso do vocativo em situações formais de comunicação. Eles terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as regras e normas relacionadas ao uso do vocativo, bem como refletir sobre sua importância na construção de relacionamentos interpessoais e na comunicação eficaz. Os alunos serão convidados a trabalhar em grupos, onde terão a tarefa de criar um Guia de Etiqueta Formal, que servirá como um recurso prático para o uso apropriado do vocativo em diferentes contextos. Ao longo das etapas do projeto, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas, trabalhar em colaboração, refletir criticamente e aplicar seus conhecimentos em uma situação real, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e comunicativas.

  1. Etapa 1 - Entendimento e pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de pesquisar sobre o uso do vocativo em diferentes contextos formais, como correspondências, reuniões, discursos, entre outros. Cada grupo deverá coletar exemplos de vocativos e identificar as regras e normas associadas a cada situação. Caso não seja possível pesquisar de forma on-line, disponibilize aos alunos materiais impressos para que eles identifiquem os vocativos.

  2. Etapa 2 - Planejamento e organização

    Com base na pesquisa realizada, os grupos irão planejar e organizar a estrutura do Guia de Etiqueta Formal. Eles deverão definir os tópicos a serem abordados, como correspondências formais, eventos e discursos, e estabelecer um formato adequado para o guia.

    Exemplo prático:

    O vocativo é utilizado em situações formais para chamar ou se dirigir diretamente a uma pessoa, geralmente acompanhado de um pronome de tratamento. Alguns exemplos de uso do vocativo em situações formais incluem:

    1\. Em correspondências: _"Prezado(a) Sr.(a) Silva,"_

    2\. Em reuniões ou eventos formais: _"Senhoras e senhores,"_

    3\. Em discursos ou apresentações formais: _"Excelentíssimo(a) Senhor(a) Presidente,"_

    4\. Em comunicações profissionais: _"Caro(a) colega,"_


  3. Etapa 3 - Criação do guia

    Utilizando os conhecimentos adquiridos e a estrutura planejada, os grupos irão desenvolver o Guia de Etiqueta Formal, incluindo explicações sobre o uso correto do vocativo em cada contexto. Eles podem utilizar recursos visuais, exemplos práticos e dicas úteis para enriquecer o guia e torná-lo mais acessível e interessante.

  4. Etapa 4 - Apresentação do Guia

    Os grupos irão apresentar o Guia de Etiqueta Formal aos demais colegas de sala, compartilhando as informações e orientações sobre o uso do vocativo em situações formais. Durante as apresentações, os alunos terão a oportunidade de tirar dúvidas, debater e enriquecer o conteúdo do guia.

  5. Etapa 5 - Aplicação e avaliação

    Cada grupo receberá a tarefa de aplicar o Guia de Etiqueta Formal em uma situação real, como escrever uma correspondência formal ou realizar um discurso. Após a aplicação, os alunos farão uma reflexão sobre a efetividade do guia, identificando pontos positivos e possíveis melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Promover o pensamento crítico e reflexivo;
  • Estimular a comunicação oral e escrita;
  • Estimular a reflexão sobre normas sociais e éticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas da atividade;
  • Qualidade da pesquisa e organização das informações sobre o uso do vocativo;
  • Clareza, criatividade e organização do Guia de Etiqueta Formal;
  • Apresentação oral efetiva e envolvente;
  • Reflexão crítica sobre a aplicação do guia e sugestões de melhorias.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar os alunos durante todas as etapas da atividade;
  • Promover a discussão e o compartilhamento de conhecimentos sobre o tema;
  • Fornecer feedback construtivo aos grupos durante a criação do Guia de Etiqueta Formal;
  • Facilitar as apresentações e estimular a participação e o debate entre os alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o uso do vocativo em situações formais;
  • Trabalhar em grupo para planejar, desenvolver e apresentar o Guia de Etiqueta Formal;
  • Aplicar o guia em uma situação real e refletir sobre sua efetividade;
  • Participar ativamente das discussões e contribuir com ideias e sugestões para aprimorar o trabalho em grupo.