Aula sobre Vocativo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O vocativo é um termo com a função de chamar a atenção do interlocutor, seja ele explícito ou implícito. É muito utilizado em conversas informais e em textos literários, como poesias e crônicas. É importante que os estudantes saibam identificar o vocativo em diferentes tipos de textos, pois isso ajuda a compreender o contexto e a mensagem que o autor quer passar. Nesta atividade, os alunos irão criar um fanzine para identificar e aplicar o uso do vocativo em diferentes situações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do vocativo, explicando sua função e importância em diferentes textos. Você pode usar exemplos de músicas, poesias ou cenas de filmes para ilustrar o uso do vocativo.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os estudantes serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas. Cada grupo irá receber uma folha de papel A4 dividida em oito partes.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e criação

    Os grupos irão pesquisar e criar um fanzine sobre o uso do vocativo. Cada parte da folha deverá conter exemplos de vocativo em diferentes tipos de textos, como conversas informais, poesias, músicas e propagandas. Os alunos podem ilustrar as partes do fanzine e usar diferentes fontes e cores para destacar o vocativo.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando os exemplos escolhidos e como o vocativo foi aplicado em cada um deles.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os estudantes irão discutir em grupo sobre a importância do vocativo na comunicação e como ele pode ser utilizado para enriquecer seus próprios textos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na criação do fanzine e na discussão em grupo. Você pode usar os critérios de avaliação descritos na seção “

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de interpretar efeitos de sentido de modificadores em textos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os estudantes;
  • Promover a reflexão sobre a importância do vocativo na comunicação escrita e oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do fanzine;
  • Identificação correta do vocativo em diferentes tipos de textos;
  • Contribuição significativa na discussão em grupo;
  • Uso criativo e bem-sucedido do vocativo no fanzine;
  • Apresentação clara e objetiva da fanzine para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância;
  • Dividir a turma em grupos e orientar a criação do fanzine;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade;
  • Promover a discussão em grupo sobre o uso do vocativo;
  • Avaliar e dar feedback para os estudantes sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar exemplos de vocativo em diferentes tipos de textos;
  • Criar a fanzine de forma criativa e colaborativa;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Identificar corretamente o uso do vocativo em diferentes textos;
  • Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva para a turma.