Aula sobre Vocativo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O vocativo é um recurso linguístico bastante utilizado na comunicação oral e escrita. Ele é utilizado para chamar a atenção do interlocutor ou para expressar emoções, como admiração, surpresa, indignação, entre outras. É comum encontrarmos o uso do vocativo em diálogos, discursos, poesias, músicas e até mesmo em conversas informais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o uso correto do vocativo na Língua Portuguesa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa design sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e definição dos objetivos

    Apresente aos alunos o tema da aula, explicando o que é o vocativo e para que ele é utilizado na Língua Portuguesa. Em seguida, irá definir os objetivos da atividade, que são: entender o uso correto do vocativo e aplicar esses conhecimentos na produção de textos.

  2. Etapa 2 - Entender

    Nessa etapa, os alunos irão pesquisar sobre o assunto por meio de textos e vídeos. Você pode disponibilizar um material de apoio ou sugerir algumas fontes confiáveis para a pesquisa. Os alunos deverão levantar questões relacionadas ao tema e compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base no material pesquisado, os alunos irão fazer um esboço de como poderão aplicar o tema em seus próprios textos. Eles deverão pensar em situações em que o uso do vocativo possa ser aplicado e em como poderão utilizar os modificadores para enriquecer seus textos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Nessa etapa, os alunos irão decidir qual será o foco de seus textos e como irão utilizar o vocativo para enriquecer seus textos. Oriente-os e ajude-os a definir o objetivo de seus textos.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Essa é a etapa final, na qual os alunos irão produzir seus textos, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o uso correto do vocativo. Eles deverão revisar seus textos e testá-los, verificando se os objetivos foram alcançados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar efeitos de sentido de modificadores em substantivos;
  • Estimular a produção textual dos alunos, utilizando o vocativo e os modificadores para enriquecer seus textos;
  • Promover a pesquisa e a troca de conhecimentos entre os alunos;
  • Desenvolver a criatividade e a habilidade de pensar em situações em que o uso do vocativo e dos modificadores possam ser aplicados.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do vocativo e dos modificadores nos textos produzidos;
  • Clareza e objetividade na produção textual;
  • Criatividade e originalidade na aplicação do tema em situações diversas;
  • Revisão e correção gramatical dos textos produzidos;
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e definir os objetivos da aula;
  • Orientar e auxiliar os alunos nas etapas de pesquisa e produção textual;
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos durante as etapas de prototipação e teste;
  • Promover a troca de conhecimentos entre os alunos;
  • Avaliar os trabalhos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar a pesquisa sobre o tema e compartilhar com a turma;
  • Produzir textos aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o uso correto do vocativo e dos modificadores;
  • Revisar e corrigir seus textos;
  • Dar feedbacks construtivos aos colegas.