Aula sobre Vocativo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O vocativo é um recurso linguístico bastante utilizado na comunicação oral e escrita. Ele é utilizado para chamar a atenção do interlocutor ou para expressar emoções, como admiração, surpresa, indignação, entre outras. É comum encontrarmos o uso do vocativo em diálogos, discursos, poesias, músicas e até mesmo em conversas informais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o uso correto do vocativo na Língua Portuguesa. Para isso, será utilizada a metodologia ativa design sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema e definição dos objetivos
Apresente aos alunos o tema da aula, explicando o que é o vocativo e para que ele é utilizado na Língua Portuguesa. Em seguida, irá definir os objetivos da atividade, que são: entender o uso correto do vocativo e aplicar esses conhecimentos na produção de textos.Etapa 2 - Entender
Nessa etapa, os alunos irão pesquisar sobre o assunto por meio de textos e vídeos. Você pode disponibilizar um material de apoio ou sugerir algumas fontes confiáveis para a pesquisa. Os alunos deverão levantar questões relacionadas ao tema e compartilhar com a turma.Etapa 3 - Esboçar
Com base no material pesquisado, os alunos irão fazer um esboço de como poderão aplicar o tema em seus próprios textos. Eles deverão pensar em situações em que o uso do vocativo possa ser aplicado e em como poderão utilizar os modificadores para enriquecer seus textos.Etapa 4 - Decidir
Nessa etapa, os alunos irão decidir qual será o foco de seus textos e como irão utilizar o vocativo para enriquecer seus textos. Oriente-os e ajude-os a definir o objetivo de seus textos.Etapa 5 - Prototipar e testar
Essa é a etapa final, na qual os alunos irão produzir seus textos, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o uso correto do vocativo. Eles deverão revisar seus textos e testá-los, verificando se os objetivos foram alcançados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretar efeitos de sentido de modificadores em substantivos;
- Estimular a produção textual dos alunos, utilizando o vocativo e os modificadores para enriquecer seus textos;
- Promover a pesquisa e a troca de conhecimentos entre os alunos;
- Desenvolver a criatividade e a habilidade de pensar em situações em que o uso do vocativo e dos modificadores possam ser aplicados.
Critérios de avaliação
- Utilização correta do vocativo e dos modificadores nos textos produzidos;
- Clareza e objetividade na produção textual;
- Criatividade e originalidade na aplicação do tema em situações diversas;
- Revisão e correção gramatical dos textos produzidos;
- Participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e definir os objetivos da aula;
- Orientar e auxiliar os alunos nas etapas de pesquisa e produção textual;
- Dar feedbacks construtivos aos alunos durante as etapas de prototipação e teste;
- Promover a troca de conhecimentos entre os alunos;
- Avaliar os trabalhos produzidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Realizar a pesquisa sobre o tema e compartilhar com a turma;
- Produzir textos aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o uso correto do vocativo e dos modificadores;
- Revisar e corrigir seus textos;
- Dar feedbacks construtivos aos colegas.