Aula sobre Vocativo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, utilizando a metodologia da sala de aula invertida, os alunos terão a oportunidade de explorar o tema vocativo. O foco será entender o conceito e a função do vocativo na comunicação, além de desenvolver habilidades de identificação e uso adequado dessa estrutura. Por meio de discussões em sala de aula, análise de frases e criação de diálogos, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido e refletir sobre a importância do vocativo em diferentes contextos. Essa abordagem ativa de aprendizagem estimula a participação ativa dos alunos, promove a troca de experiências e contribui para o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Os alunos devem assistir a um vídeo curto ou um texto explicando o conceito de vocativo e exemplos de seu uso em diferentes situações.

  2. Etapa 2 - Atividade presencial

    Inicie a atividade com uma revisão breve sobre o conceito de vocativo. Os alunos são divididos em grupos e recebem fichas com diferentes frases contendo vocativos.

  3. Etapa 3 - Análise

    Cada grupo analisa as frases, identifica o vocativo e discute sua função na comunicação. Os grupos compartilham suas análises e exemplos com a turma, promovendo uma discussão coletiva.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Os alunos recebem uma lista de situações comunicativas e devem criar diálogos curtos utilizando vocativos apropriados. Os grupos trocam seus diálogos e fazem a leitura em voz alta para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão e reflexão

    Conduza uma discussão sobre as diferentes formas de uso do vocativo, destacando a importância desse recurso na comunicação. Os alunos são incentivados a refletir sobre a eficácia do uso do vocativo em diferentes contextos e a identificar possíveis desafios no uso correto desse recurso.

  6. Etapa 6 - Atividade pós-aula

    Os alunos são orientados a pesquisar exemplos de vocativos em textos literários, músicas ou filmes e a compartilhar suas descobertas no próximo encontro presencial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de vocativo e sua função na comunicação;
  • Identificar e utilizar adequadamente o vocativo em diferentes contextos;
  • Promover a reflexão sobre a importância do vocativo na expressão oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em sala de aula;
  • Habilidade em identificar e utilizar corretamente o vocativo em atividades práticas;
  • Capacidade de reflexão sobre o uso adequado do vocativo em diferentes situações comunicativas.

Ações do professor

  • Preparar o material pré-aula (vídeo ou texto explicativo);
  • Orientar e facilitar as discussões em sala de aula;
  • Propor atividades práticas que estimulem o uso do vocativo;
  • Promover a reflexão e a troca de experiências entre os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo pré-aula e realizar a atividade proposta;
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula;
  • Trabalhar em grupo na análise das frases e criação de diálogos;
  • Pesquisar e compartilhar exemplos de vocativos após a aula.