Aula sobre Volume De Blocos Retangulares

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O volume de blocos retangulares é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura e na engenharia. É fundamental que os alunos compreendam como calcular o volume desses blocos, utilizando as unidades usuais de medida (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e comente a importância dos conceitos de volume de blocos retangulares. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Explique aos alunos o conceito de volume de blocos retangulares, explicando como calcular utilizando as unidades usuais de medida. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos compreendam melhor o tema.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão esboçar possíveis situações-problema envolvendo o cálculo de volume de blocos retangulares. Cada grupo deverá apresentar suas ideias para a turma.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Em conjunto, a turma escolherá uma das situações-problema apresentadas pelos grupos para ser resolvida em sala de aula. Auxilie os alunos na escolha da melhor opção.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com a situação-problema escolhida, os alunos deverão prototipar a resolução do problema, utilizando as unidades usuais de medida. Apoie os alunos na resolução do problema e tire suas dúvidas.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos deverão testar a resolução do problema, verificando se o resultado está correto e se a solução encontrada é viável. Auxilie os alunos na verificação dos resultados, mostrando para eles as estratégias necessárias para fazer estas validações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de blocos retangulares utilizando as unidades usuais de medida.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em verificar a viabilidade das soluções encontradas.

Critérios de avaliação

  • Correção dos cálculos realizados pelos alunos.
  • Viabilidade da solução encontrada pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de volume de blocos retangulares e as unidades usuais de medida.
  • Auxiliar os alunos na escolha da situação-problema a ser resolvida.
  • Orientar os alunos na resolução do problema e na verificação dos resultados.
  • Avaliar os alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Esboçar possíveis situações-problema envolvendo o cálculo de volume de blocos retangulares.
  • Prototipar a resolução do problema escolhido pela turma.
  • Testar a solução encontrada e verificar a viabilidade dos resultados.