Aula sobre Volume De Blocos Retangulares

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de móveis, entre outras. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular o volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Volume de blocos retangulares" e explicando sua importância no cotidiano. Em seguida, compartilhe exemplos de situações cotidianas em que este tipo de volume é utilizado. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza volume de blocos retangulares em sua rotina (tal como um fabricante de móveis) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e haverá uma discussão em grupo sobre as necessidades e desejos dos usuários dos blocos retangulares.

  4. Etapa 4 - Cálculo do volume de blocos retangulares

    Explique como calcular o volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico). Em seguida, os alunos, em seus grupos, realizarão exercícios de cálculo de volume de blocos retangulares.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará seus resultados e haverá uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos, em seus grupos, criarão um projeto prático que envolva o cálculo de volume de blocos retangulares, levando em consideração as necessidades e desejos dos usuários dos blocos retangulares. Importante que cada grupo apresente seu projeto prático e discuta em grupo sobre as soluções encontradas. Acompanhe a atividade e avalie os grupos, dando feedbacks coletivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula, destacando a importância do cálculo de volume de blocos retangulares no cotidiano das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de projetos práticos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Criatividade e inovação dos projetos práticos criados pelos alunos.
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância no cotidiano.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Explicar como calcular o volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais.
  • Orientar os alunos na criação dos projetos práticos.
  • Avaliar os resultados apresentados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre os usuários dos blocos retangulares.
  • Realizar exercícios de cálculo de volume de blocos retangulares.
  • Criar um projeto prático que envolva o cálculo de volume de blocos retangulares, levando em consideração as necessidades e desejos dos usuários dos blocos retangulares.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Apresentar seus resultados de forma clara e objetiva.