Aula sobre Volume De Blocos Retangulares

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Volume de blocos retangulares" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de móveis, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular o volume de blocos retangulares e a aplicar esse conhecimento em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre volume e como ele é calculado. Em seguida, explique o conceito de volume de blocos retangulares e mostre exemplos práticos de como esse conhecimento pode ser aplicado no cotidiano. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos, em grupos, receberão blocos retangulares de diferentes tamanhos e deverão medir as dimensões de cada um e calcular o seu volume. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Sistematização

    Apresente a fórmula para o cálculo do volume de blocos retangulares e mostre exemplos de como aplicá-la. Os alunos deverão registrar a fórmula em seus modelos de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Aplicação

    Os alunos, em grupos, receberão situações-problema envolvendo o cálculo do volume de blocos retangulares e deverão resolvê-las. Acompanhe os alunos nas atividades e tire suas dúvidas.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo apresentará uma das situações-problema resolvidas para a turma. Medie a discussão e estimule os alunos a fazerem perguntas e a tirarem dúvidas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos deverão registrar em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre o cálculo do volume de blocos retangulares e como esse conhecimento pode ser aplicado no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem esse conhecimento em situações do cotidiano. Por fim, peça aos alunos para fazerem o check-out da aula, registrando o que aprenderam sobre o assunto ao final das atividades realizadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de blocos retangulares.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a aplicação do conhecimento matemático em situações práticas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas matemáticos.
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o volume de blocos retangulares.
  • Participação e cooperação dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Habilidade dos alunos em resolver situações-problema envolvendo o cálculo do volume de blocos retangulares.
  • Qualidade da apresentação das situações-problema resolvidas pelos grupos.
  • Reflexão dos alunos sobre o aprendizado e registro no modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de volume de blocos retangulares e mostrar exemplos práticos de como esse conhecimento pode ser aplicado no cotidiano.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades em grupo e tirar dúvidas.
  • Mediar a discussão durante a socialização das situações-problema resolvidas pelos grupos.
  • Reforçar os conceitos aprendidos ao final da aula.
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado e o registro no modelo de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Medir as dimensões dos blocos retangulares e calcular o seu volume.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Resolver situações-problema envolvendo o cálculo do volume de blocos retangulares.
  • Apresentar uma das situações-problema resolvidas pelo grupo para a turma.
  • Refletir sobre o aprendizado e registrar as informações em seus modelos de registro de aprendizagem.