Aula sobre Volume De Blocos Retangulares

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O volume de blocos retangulares é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na fabricação de móveis e na embalagem de produtos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular o volume de blocos retangulares e a relacionar essa medida com as unidades usuais de medida de volume.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo de volume de blocos retangulares. Compartilhe exemplos práticos de situações em que o cálculo de volume é necessário, como na construção de uma piscina ou na fabricação de uma caixa.

  2. Etapa 2 - Explicação das unidades de medida de volume

    Explique as unidades usuais de medida de volume, como o metro cúbico, o decímetro cúbico e o centímetro cúbico. Mostre exemplos práticos de situações em que cada uma dessas unidades é utilizada.

  3. Etapa 3 - Cálculo de volume de blocos retangulares

    Explique como calcular o volume de um bloco retangular, utilizando a fórmula V = a x b x c, onde a, b e c são as medidas dos lados do bloco. Compartilhe exemplos práticos de cálculo de volume de blocos retangulares.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo que envolve o cálculo de volume de blocos retangulares, como também, um mapa de registro do jogo que deve conter os campos: nome e objetivo do jogo, desafios e níveis, esquema de recompensas, informações para o usuário final e motivos pelos quais o jogo será engajante e, consequentemente, um sucesso. Auxilie os alunos na criação do jogo e forneça materiais como cartolinas, canetas coloridas e tesouras.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma. Avalie os jogos e dê feedbacks para os alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados, avaliando a criatividade, a eficiência, o aprendizado e a diversão de cada um.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão do conteúdo apresentado na aula e reforce a importância do estudo de volume de blocos retangulares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de blocos retangulares.
  • Relacionar o cálculo de volume com as unidades usuais de medida de volume.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em apresentar e avaliar projetos.
  • Promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Correção do cálculo de volume de blocos retangulares.
  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
  • Participação e colaboração em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo de volume de blocos retangulares.
  • Explicar as unidades usuais de medida de volume.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Avaliar os jogos e dar feedbacks para os alunos.
  • Conduzir a reflexão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Calcular o volume de blocos retangulares corretamente.
  • Criar um jogo que envolve o cálculo de volume de blocos retangulares.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem.