Aula sobre Volume De Blocos Retangulares

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O volume de blocos retangulares é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura e na engenharia. É fundamental que os alunos compreendam como calcular o volume desses blocos, utilizando as unidades usuais de medida (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico). O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é volume e como ele é calculado. Em seguida, apresente exemplos práticos de blocos retangulares e como calcular o volume de cada um deles.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre volume de blocos retangulares. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Cálculo de volume

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nessa estação, eles terão que calcular o volume de diferentes blocos retangulares, utilizando as unidades usuais de medida. Disponibilize materiais como régua, lápis e papel para que os alunos possam realizar os cálculos.

    Estação 2 - Elaboração de problemas

    Na segunda estação, os alunos terão que elaborar problemas envolvendo o cálculo de volume de blocos retangulares. Forneça exemplos de problemas e oriente os alunos na elaboração dos mesmos. Os problemas elaborados pelos alunos serão compartilhados com os demais grupos.

    Estação 3 - Aplicação prática

    Na terceira estação, os alunos terão que aplicar o conhecimento adquirido na aula em uma situação prática. Apresente uma planta baixa de uma casa e os alunos terão que calcular o volume de cada bloco retangular presente na planta.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão se reunir para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas conclusões. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a troca de ideias. Aproveite para mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como o cálculo de volumes de blocos retangulares a partir de figuras selecionadas por você.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos conceitos trabalhados na aula e reforce a importância do tema para a Matemática e para o cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular o volume de blocos retangulares.
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de problemas.
  • Promover a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de calcular o volume de blocos retangulares.
  • Habilidade na elaboração de problemas envolvendo o cálculo de volume.
  • Participação nas atividades propostas.
  • Clareza na apresentação dos problemas elaborados.
  • Aplicação prática do conhecimento adquirido.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de volume e como ele é calculado.
  • Orientar os alunos na elaboração de problemas.
  • Disponibilizar materiais para a realização das atividades.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Calcular o volume de blocos retangulares.
  • Elaborar problemas envolvendo o cálculo de volume.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Apresentar com clareza os problemas elaborados.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em uma situação prática.