Aula sobre Volume De Cilindros

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O volume de cilindros é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como em recipientes de armazenamento de líquidos, como garrafas e latas, e em objetos como rolos de papel higiênico e de papel toalha. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de cilindros retos e a aplicar esse conhecimento em situações práticas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, apresentando exemplos de cilindros retos e suas aplicações no cotidiano. Em seguida, os alunos serão divididos em pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada dupla irá pesquisar sobre o cálculo do volume de cilindros retos e discutir as informações encontradas. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada dupla irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Forneça um modelo para os alunos se basearem.

  4. Etapa 4 - Apresentação em pares

    Faça com que duplas troquem as informações encontradas sobre o cálculo de volumes.

  5. Etapa 5 - Avaliação templates

    Cada dupla irá avaliar a turma com seu template de avaliação entre pares. Explique como será a avaliação por pares antes para que consigam ter a mesma base de avaliação.

  6. Etapa 6 - Resolução de exercícios em grupo

    Os grupos irão resolver exercícios sobre o cálculo do volume de cilindros retos, utilizando as informações pesquisadas e os templates criados. Disponibilize a lista de exercícios e circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Discussão de resolução de exercícios

    As duplas com outras duplas irão discutir os resultados dos exercícios entendendo semelhanças e diferenças até encontrar a resolução correta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de cilindros retos.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em dupla.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e receber feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na resolução de exercícios.
  • Mediar a discussão sobre as avaliações recebidas e os critérios de avaliação.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em dupla.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Resolver exercícios em dupla.
  • Avaliar o desempenho dos colegas.
  • Participar da discussão sobre as avaliações recebidas.