Aula sobre Volume De Cilindros

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O volume de cilindros é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como em recipientes de armazenamento de líquidos, como garrafas e latas, e em objetos como rolos de papel higiênico e de papel toalha. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de cilindros retos e a aplicar esse conhecimento em situações práticas. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado ao tema e buscar soluções para ele.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um tema relacionado ao volume de cilindros para trabalhar durante a aula. Estimule questões do cotidiano como lugares que não comportem uma certa quantidade de líquido, como é calculado o volume em certas situações.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e irá elaborar uma pergunta para nortear a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos irão analisar o contexto do problema e buscar entender suas causas e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes de informação.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os grupos irão propor soluções para o problema identificado e elaborar um infográfico para disseminar a informação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de cilindros retos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de dados e informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na elaboração do infográfico.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas no infográfico.
  • Capacidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de cilindros retos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na elaboração da pergunta norteadora.
  • Auxiliar os grupos na coleta e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado ao volume de cilindros.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados e informações.
  • Propor soluções para o problema identificado e elaborar um infográfico para disseminar a informação.