Aula sobre Volume De Cilindros
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O volume de cilindros é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como em recipientes de armazenamento de líquidos, como garrafas e latas, e em objetos como rolos de papel higiênico e de papel toalha. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de cilindros retos, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
Etapa 1 - Estudo prévio
Os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre o cálculo do volume de cilindros retos, que será disponibilizado previamente pelo professor. Eles deverão anotar as principais informações e dúvidas que surgirem durante o vídeo. O vídeo pode ser disponibilizado pelo youtube ou por outros site como a aprendizap.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize-o com exemplos práticos, como garrafas e latas de refrigerante. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles poderão utilizar recursos visuais, como desenhos e imagens, para ilustrar as informações. Os alunos podem explorar conceitos, mas também exemplos de utilidades de formas cilindricas e como calcular seus volumes.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para construir e discutir seus mapas conceituais, comparando as informações e esclarecendo dúvidas. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de cálculo de volume de cilindros retos, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como garrafas e latas. Os alunos irão acompanhar o cálculo e anotar as informações importantes.Etapa 6 - Resolução de exercícios
Os alunos irão resolver exercícios sobre o tema, utilizando as informações aprendidas durante a aula. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 7 - Fechamento
Faça uma breve revisão do tema e dos principais pontos aprendidos durante a aula. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas finais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de cilindros retos.
- Estimular a criatividade e a organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na resolução de exercícios e na discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual claro e organizado.
- Habilidade dos alunos em resolver exercícios sobre o tema.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na resolução de exercícios.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o cálculo do volume de cilindros retos.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da resolução de exercícios.