Aula sobre Volume De Cones

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O volume de cones é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de objetos em formato de cone, como cones de trânsito, cones de sorvete, entre outros. Além disso, o cálculo do volume de cones é fundamental em áreas como a engenharia e a arquitetura. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de cones e aplicar esse conhecimento em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo do volume de cones. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar exemplos de objetos em formato de cone e situações cotidianas em que o cálculo do volume de cones é utilizado. Os grupos devem apresentar suas pesquisas para a turma.

  3. Etapa 3 - Cálculo do volume de cones

    Explique como calcular o volume de cones e apresente exemplos práticos. Em seguida, os grupos devem realizar exercícios de cálculo do volume de cones.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os grupos devem preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar seus trabalhos para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as apresentações e as avaliações recebidas, buscando identificar pontos positivos e negativos e possíveis melhorias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do cálculo do volume de cones.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de cones.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Estimular a comunicação e a apresentação de trabalhos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e ser avaliado pelos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Coerência com o tema proposto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo do volume de cones.
  • Explicar como calcular o volume de cones e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os grupos na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância do cálculo do volume de cones.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa em grupo sobre exemplos de objetos em formato de cone e situações cotidianas em que o cálculo do volume de cones é utilizado.
  • Realizar exercícios de cálculo do volume de cones.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
  • Apresentar seus trabalhos para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior.
  • Discutir em grupo sobre as apresentações e as avaliações recebidas, buscando identificar pontos positivos e negativos e possíveis melhorias.