Aula sobre Volume De Cones

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O volume de cones é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de objetos em formato de cone, como cones de trânsito, cones de sorvete, entre outros. Além disso, o cálculo do volume de cones é fundamental em áreas como a engenharia e a arquitetura. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de cones e a aplicar esse conhecimento em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo do volume de cones. Em seguida, os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Exploração do tema

    Os alunos devem pesquisar exemplos de objetos em formato de cone e situações cotidianas em que o cálculo do volume de cones é necessário. Em seguida, eles devem compartilhar suas descobertas com a turma.

  3. Etapa 3 - Cálculo do volume de cones

    Explique como calcular o volume de cones e apresente exemplos práticos. Os alunos devem realizar exercícios em sala de aula para fixar o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Aplicação do conhecimento

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar situações cotidianas em que o cálculo do volume de cones é necessário. Eles devem apresentar suas criações para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma deve discutir as situações criadas pelos grupos e como o cálculo do volume de cones é aplicado em cada uma delas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de cones.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de aplicar o conhecimento em situações cotidianas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o volume de cones.
  • Qualidade das situações criadas pelos grupos.
  • Participação e colaboração dos alunos em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Explicar como calcular o volume de cones e apresentar exemplos práticos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de objetos em formato de cone e situações cotidianas em que o cálculo do volume de cones é necessário.
  • Trabalhar em grupo para criar situações cotidianas em que o cálculo do volume de cones é necessário.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.