Aula sobre Volume De Cones

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O volume de cones é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de objetos em formato de cone, como cones de trânsito, cones de sinalização, cones de sorvete, entre outros. Além disso, o cálculo do volume de cones é fundamental em áreas como a engenharia e a arquitetura. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam compreender melhor o tema e aplicá-lo em situações reais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize\-o com exemplos práticos, como a construção de cones de trânsito e cones de sinalização. Em seguida, explique como a metodologia Estudo de Caso será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado ao volume de cones para apresentar ao final da aula.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao volume de cones. Por exemplo, como calcular o volume de um cone de sorvete de forma mais eficiente?

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Por exemplo, entrevistar um sorveteiro para saber como ele calcula o volume dos cones de sorvete.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar os dados coletados e identificar o que causa o problema e se é possível evitá-lo. Por exemplo, descobrir se existem métodos mais eficientes para calcular o volume de cones de sorvete.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais sobre o tema. Por exemplo, comparar o método utilizado pelo sorveteiro com o método ensinado em livros didáticos.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deve apresentar uma solução para o problema identificado, propondo uma forma mais eficiente de calcular o volume de cones. Por exemplo, criar um infográfico com um passo a passo para calcular o volume de cones de sorvete.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar seus resultados para a turma, utilizando o infográfico criado como apoio. Avalie a apresentação e esclareça dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de cones.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade da pesquisa e dos dados coletados.
  • Criatividade e eficiência da solução apresentada.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Colaboração e interação entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e análise dos dados.
  • Avaliar a apresentação dos resultados e esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Estimular a colaboração e a interação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Escolher um tema e identificar um problema relacionado ao volume de cones.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados.
  • Analisar os dados coletados e propor soluções para o problema identificado.
  • Apresentar os resultados para a turma de forma clara e objetiva.