Aula sobre Volume De Cones

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O volume de cones é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de cones de trânsito, na fabricação de sorvetes em formato de cone, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de cones e aplicar esse conhecimento em situações práticas. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Revisão

    Revise com os alunos os conceitos de área e volume de sólidos geométricos, com ênfase no volume de cilindros retos.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos devem criar um jogo de tabuleiro sobre o volume de cones, utilizando um dado, pinos, cards de perguntas e ações, e um tabuleiro com 51 casas. O jogo deve conter perguntas sobre o cálculo do volume de cones, exemplos práticos e situações cotidianas que envolvam o tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas contidas no jogo.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas sobre o cálculo do volume de cones, utilizando as expressões de cálculo aprendidas na aula.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão com os alunos sobre a importância do tema e como a metodologia da Gamificação pode tornar o aprendizado mais divertido e efetivo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais conceitos aprendidos e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de cones.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Aplicar a metodologia da Gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e didático.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Apresentação clara e objetiva do jogo criado.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Conduzir a reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro sobre o volume de cones.
  • Resolver problemas sobre o cálculo do volume de cones.
  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.