Aula sobre Volume De Cones

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O volume de cones é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de objetos em formato de cone, como cones de trânsito, cones de sorvete, entre outros. Além disso, o cálculo do volume de cones é fundamental em áreas como a engenharia e a arquitetura. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de cones e a aplicar esse conhecimento em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo do volume de cones. Em seguida, os alunos devem ser divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo do volume de cones

    Nesta estação, os alunos devem aprender a calcular o volume de cones por meio da fórmula V = (1/3) x π x r² x h. Apresente exemplos práticos. Os alunos devem realizar exercícios para fixar o conteúdo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Aplicação do cálculo do volume de cones

    Nesta estação, os alunos devem aplicar o conhecimento adquirido na estação anterior em situações práticas. Apresente exemplos de objetos em formato de cone para que os alunos calculem o volume desses objetos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Resolução de problemas

    Nesta estação, os alunos devem resolver problemas que envolvam o cálculo do volume de cones. Apresente situações cotidianas em que o cálculo do volume de cones é necessário. Os alunos devem resolver os problemas propostos.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos devem se reunir e apresentar os resultados obtidos em cada estação. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do conteúdo abordado e reforce a importância do cálculo do volume de cones.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de cones.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam o cálculo do volume de cones.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o volume de cones.
  • Capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvam o cálculo do volume de cones.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo do volume de cones.
  • Mediar a discussão entre os grupos na socialização.
  • Fazer uma síntese do conteúdo abordado e reforçar a importância do cálculo do volume de cones.

Ações do aluno

  • Aprender a calcular o volume de cones.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Resolver problemas que envolvam o cálculo do volume de cones.