Aula sobre Volume De Cones
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O volume de cones é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações cotidianas, como na construção de objetos em formato de cone, como cones de trânsito, cones de sorvete, entre outros. Além disso, o cálculo do volume de cones é fundamental em áreas como a engenharia e a arquitetura. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de objetos em formato de cone. Em seguida, apresente o objetivo da aula e a metodologia que será utilizada.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o cálculo do volume de cones, que será disponibilizado previamente por você. Os alunos devem anotar as principais informações e dúvidas que surgirem durante o vídeo.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e discutir as dúvidas e informações anotadas durante o estudo prévio. Circule pela sala e auxilia os grupos na resolução das dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de cálculo do volume de cones, utilizando objetos em formato de cone. Os alunos devem acompanhar e anotar as informações apresentadas.Etapa 5 - Resolução de exercícios
Os alunos devem resolver exercícios sobre o cálculo do volume de cones, individualmente ou em duplas. Circule pela sala e auxilie os alunos na resolução dos exercícios.Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como utilizar a dinâmica e auxilie os alunos na criação do template.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula fazendo uma breve revisão dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de cones.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Disponibilizar um vídeo explicativo sobre o tema.
- Auxiliar os alunos na resolução de dúvidas e exercícios.
- Explicar e auxiliar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Resolver os exercícios propostos.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
- Continuar estudando o tema após a aula.