Volume de cubos e paralelepípedos
Nessa aula de Matemática, vamos trabalhar o conceito de volume de sólidos geométricos. Com esse vídeo, vamos aprender a calcular o volume de cubos e paralelepípedos. Agora sempre que você quiser encher aquela piscina gostosa, você vai saber exatamente o quanto de água você está gastando! 💧🏊♀️
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Lia está fazendo barras de chocolate pra vender. Ela usa uma forma em formato de paralelepípedo que mede 17 cm de comprimento, 8 cm de largura e 2 cm de espessura. Pra fazer 4 barras de chocolate, Lia vai precisar de quantos litros de chocolate derretido?
Atividade completaA)
29 litros.B) 0,272 litros.
C) 1,088 litros.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na fabricação de caixas e embalagens, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de embalagens, entre outras. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio a materiais e vídeos sobre o tema, para que possam chegar à aula com um conhecimento prévio e possam aplicá-lo em atividades práticas. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.Atividade completa5. Gamificação:
O volume de cubos e paralelepípedos é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, entre outras áreas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e didático. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva o cálculo de volume de cubos e paralelepípedos, o que irá estimular a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico.Atividade completa6. Aprendizagem Entre Pares:
O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de embalagens, entre outras. A aula utilizará a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos reconheçam vistas ortogonais de figuras espaciais e apliquem esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.Atividade completa7. Cultura Maker:
O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de objetos, entre outros. A aula utilizará a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos serão incentivados a criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Com isso, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.Atividade completa8. Design Thinking:
O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de embalagens, entre outras. A aula utilizará a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que utilizam objetos com essas formas geométricas. Com isso, os estudantes poderão aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva e reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: