Aula sobre Volume De Cubos E Paralelepipedos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de embalagens, entre outras. A aula utilizará a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos reconheçam vistas ortogonais de figuras espaciais e apliquem esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de como o volume de cubos e paralelepípedos é utilizado no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem ser divididos em duplas e receber uma folha de papel sulfite e canetas coloridas. Cada dupla deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como calcular o volume de cubos e paralelepípedos, utilizando objetos do cotidiano, como caixas de papelão, tijolos, entre outros. Os alunos devem acompanhar e fazer anotações sobre os exemplos apresentados.

  5. Etapa 5 - Resolução de exercícios

    Os alunos devem resolver exercícios sobre o tema, utilizando os conhecimentos adquiridos durante a aula. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e discutir sobre a importância do tema e como ele pode ser aplicado no cotidiano. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação e a colaboração entre os alunos na metodologia Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Tirar dúvidas e auxiliar os alunos na resolução dos exercícios.
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Resolver corretamente os exercícios propostos.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Colaborar com o colega de dupla na criação do mapa conceitual.
  • Fazer anotações sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.