Aula sobre Volume De Cubos E Paralelepipedos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de objetos, entre outros. A aula utilizará a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos serão incentivados a criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Com isso, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Volume de cubos e paralelepípedos" e explique a importância do assunto para a Matemática e para o cotidiano dos estudantes. Apresente exemplos práticos de como o tema pode ser aplicado em situações reais.

  2. Etapa 2 - Exploração do tema

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber uma folha com a imagem de um cubo ou paralelepípedo. Eles devem identificar as medidas de cada lado e calcular o volume da figura. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Os grupos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles devem registrar as dificuldades encontradas na etapa anterior, as alternativas pensadas para solucionar o problema e a solução encontrada. Oriente os alunos na criação do diário.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando as dificuldades encontradas, as alternativas pensadas e a solução encontrada. Avalie a apresentação e dê feedbacks aos alunos.

  5. Etapa 5 - Desenho em perspectiva

    Os alunos devem desenhar em perspectiva um cubo ou paralelepípedo, utilizando as medidas apresentadas por você. Eles devem utilizar as vistas ortogonais para desenhar o objeto em perspectiva. Auxilie os alunos na criação do desenho.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos desenhos

    Cada grupo deve apresentar seu desenho em perspectiva para a turma, explicando como utilizaram as vistas ortogonais para desenhar o objeto. Avalie a apresentação e dê feedbacks aos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância do tema e da metodologia utilizada. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Aplicar o conhecimento adquirido para desenhar objetos em perspectiva.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas.
  • Reforçar a importância do tema para a Matemática e para o cotidiano dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo.
  • Qualidade do desenho em perspectiva criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo e do desenho em perspectiva.
  • Capacidade de resolução de problemas demonstrada pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos problemas apresentados.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo e do desenho em perspectiva.
  • Avaliar as apresentações dos grupos e dar feedbacks aos alunos.
  • Concluir a aula reforçando a importância do tema e da metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Identificar as medidas de cada lado dos cubos e paralelepípedos apresentados.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Desenhar em perspectiva um cubo ou paralelepípedo, utilizando as vistas ortogonais.
  • Apresentar o diário de bordo e o desenho em perspectiva para a turma.