Aula sobre Volume De Cubos E Paralelepipedos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de embalagens, entre outras. A aula utilizará a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que utilizam objetos com essas formas geométricas. Com isso, os estudantes poderão aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva e reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Volume de cubos e paralelepípedos" e explique a importância desse conhecimento para a Matemática e para o cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em pessoas que utilizam objetos com essas formas geométricas e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as necessidades e desejos das pessoas que utilizam objetos com essas formas geométricas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de objetos com formas de cubos e paralelepípedos, como caixas, embalagens, blocos de construção, entre outros. Os alunos devem identificar as vistas ortogonais desses objetos e aplicar esse conhecimento para desenhar esses objetos em perspectiva.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para criar um objeto com forma de cubo ou paralelepípedo que atenda às necessidades e desejos identificados no mapa de empatia. Eles devem desenhar o objeto em perspectiva e calcular o seu volume.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos objetos

    Cada grupo irá apresentar o objeto criado, explicando como ele atende às necessidades e desejos identificados no mapa de empatia e mostrando o cálculo do seu volume. Avalie conforme os critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a importância do conhecimento sobre volume de cubos e paralelepípedos e como ele pode ser aplicado no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação correta das vistas ortogonais dos objetos apresentados.
  • Cálculo correto do volume dos objetos criados pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade na criação dos objetos.
  • Coerência entre as necessidades e desejos identificados no mapa de empatia e o objeto criado pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do conhecimento sobre volume de cubos e paralelepípedos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos de objetos com formas de cubos e paralelepípedos.
  • Conduzir a atividade em grupo e auxiliar os alunos na criação dos objetos.
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância do conhecimento sobre volume de cubos e paralelepípedos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia e identificar as necessidades e desejos das pessoas que utilizam objetos com formas de cubos e paralelepípedos.
  • Identificar corretamente as vistas ortogonais dos objetos apresentados pelo professor.
  • Criar um objeto com forma de cubo ou paralelepípedo que atenda às necessidades e desejos identificados no mapa de empatia.
  • Calcular corretamente o volume do objeto criado pelo grupo.
  • Apresentar o objeto criado pelo grupo e explicar como ele atende às necessidades e desejos identificados no mapa de empatia.