Aula sobre Volume De Cubos E Paralelepipedos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na fabricação de caixas e embalagens, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo de volume de cubos e paralelepípedos. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a metodologia Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo de volume

    Nesta estação, os alunos devem calcular o volume de cubos e paralelepípedos utilizando a fórmula V = a x b x c. Disponibilize cubos e paralelepípedos de diferentes tamanhos para que os alunos possam medir e calcular o volume.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vistas ortogonais

    Nesta estação, os alunos devem aprender sobre vistas ortogonais de figuras espaciais. Apresente exemplos e os alunos devem desenhar as vistas ortogonais de cubos e paralelepípedos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Desenho em perspectiva

    Nesta estação, os alunos devem aplicar o conhecimento adquirido sobre vistas ortogonais para desenhar cubos e paralelepípedos em perspectiva. Apresente exemplos e os alunos devem desenhar suas próprias figuras.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos devem se reunir em seus grupos para discutir o que aprenderam e como aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância do tema e como os alunos podem aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Aplicar o conhecimento sobre vistas ortogonais para desenhar objetos em perspectiva.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de cubos e paralelepípedos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular o volume de cubos e paralelepípedos.
  • Habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Capacidade dos alunos em desenhar objetos em perspectiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo de volume de cubos e paralelepípedos.
  • Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a metodologia Rotação por estações.
  • Disponibilizar cubos e paralelepípedos de diferentes tamanhos para que os alunos possam medir e calcular o volume.
  • Apresentar exemplos de vistas ortogonais e desenho em perspectiva.
  • Estimular a discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam.

Ações do aluno

  • Calcular o volume de cubos e paralelepípedos.
  • Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Desenhar objetos em perspectiva.
  • Participar da discussão em grupo para compartilhar o que aprenderam.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.