Aula sobre Volume De Cubos E Paralelepipedos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na fabricação de caixas e embalagens, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância do cálculo de volume de cubos e paralelepípedos. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a metodologia Rotação por estações.Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo de volume
Nesta estação, os alunos devem calcular o volume de cubos e paralelepípedos utilizando a fórmula V = a x b x c. Disponibilize cubos e paralelepípedos de diferentes tamanhos para que os alunos possam medir e calcular o volume.Etapa 3 - Estação 2 - Vistas ortogonais
Nesta estação, os alunos devem aprender sobre vistas ortogonais de figuras espaciais. Apresente exemplos e os alunos devem desenhar as vistas ortogonais de cubos e paralelepípedos.Etapa 4 - Estação 3 - Desenho em perspectiva
Nesta estação, os alunos devem aplicar o conhecimento adquirido sobre vistas ortogonais para desenhar cubos e paralelepípedos em perspectiva. Apresente exemplos e os alunos devem desenhar suas próprias figuras.Etapa 5 - Discussão em grupo
Ao final das estações, os alunos devem se reunir em seus grupos para discutir o que aprenderam e como aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância do tema e como os alunos podem aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Aplicar o conhecimento sobre vistas ortogonais para desenhar objetos em perspectiva.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de cubos e paralelepípedos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em calcular o volume de cubos e paralelepípedos.
- Habilidade dos alunos em reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Capacidade dos alunos em desenhar objetos em perspectiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo de volume de cubos e paralelepípedos.
- Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a metodologia Rotação por estações.
- Disponibilizar cubos e paralelepípedos de diferentes tamanhos para que os alunos possam medir e calcular o volume.
- Apresentar exemplos de vistas ortogonais e desenho em perspectiva.
- Estimular a discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam.
Ações do aluno
- Calcular o volume de cubos e paralelepípedos.
- Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Desenhar objetos em perspectiva.
- Participar da discussão em grupo para compartilhar o que aprenderam.
- Aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.