Aula sobre Volume De Cubos E Paralelepipedos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de embalagens, entre outras. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio a materiais e vídeos sobre o tema, para que possam chegar à aula com um conhecimento prévio e possam aplicá-lo em atividades práticas. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema e apresente exemplos práticos de cubos e paralelepípedos no cotidiano dos alunos, como caixas de papelão, embalagens de produtos, entre outros.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos devem ter acesso prévio a materiais e vídeos sobre o tema, para que possam chegar à aula com um conhecimento prévio e possam aplicá-lo em atividades práticas.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem preencher o template com suas impressões sobre o tema e a atividade.Etapa 4 - Exercícios práticos
Os alunos devem realizar exercícios práticos sobre o cálculo do volume de cubos e paralelepípedos, utilizando as fórmulas aprendidas na aula.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo as soluções dos exercícios e apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 6 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e reforce a importância do tema para a Matemática e para o cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
- Aplicar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema em atividades práticas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
- Reforçar a importância do tema para a Matemática e para o cotidiano dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Correção dos exercícios práticos realizados pelos alunos.
- Qualidade das discussões em grupo.
- Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Compreensão do tema e sua aplicação em atividades práticas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos do tema no cotidiano dos alunos.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Corrigir os exercícios práticos realizados pelos alunos.
- Estimular a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Acessar os materiais e vídeos sobre o tema antes da aula.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo corretamente.
- Participar ativamente das atividades práticas.
- Discutir em grupo as soluções dos exercícios.
- Apresentar suas conclusões para a turma.