Aula sobre Volume De Cubos E Paralelepipedos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Volume de cubos e paralelepípedos" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de embalagens, entre outras. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio a materiais e vídeos sobre o tema, para que possam chegar à aula com um conhecimento prévio e possam aplicá-lo em atividades práticas. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema e apresente exemplos práticos de cubos e paralelepípedos no cotidiano dos alunos, como caixas de papelão, embalagens de produtos, entre outros.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem ter acesso prévio a materiais e vídeos sobre o tema, para que possam chegar à aula com um conhecimento prévio e possam aplicá-lo em atividades práticas.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem preencher o template com suas impressões sobre o tema e a atividade.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Os alunos devem realizar exercícios práticos sobre o cálculo do volume de cubos e paralelepípedos, utilizando as fórmulas aprendidas na aula.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as soluções dos exercícios e apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância do tema para a Matemática e para o cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais.
  • Aplicar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema em atividades práticas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Reforçar a importância do tema para a Matemática e para o cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Correção dos exercícios práticos realizados pelos alunos.
  • Qualidade das discussões em grupo.
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Compreensão do tema e sua aplicação em atividades práticas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos do tema no cotidiano dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Corrigir os exercícios práticos realizados pelos alunos.
  • Estimular a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Acessar os materiais e vídeos sobre o tema antes da aula.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo corretamente.
  • Participar ativamente das atividades práticas.
  • Discutir em grupo as soluções dos exercícios.
  • Apresentar suas conclusões para a turma.