Aula sobre Volume De Esferas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O volume de esferas é um tema importante na Matemática, presente em diversas áreas do conhecimento, como na Física, na Engenharia e na Arquitetura. É fundamental que os alunos compreendam como calcular o volume de uma esfera, pois isso pode ser aplicado em situações cotidianas, como no cálculo do volume de uma bola de futebol ou de uma laranja.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas."
Etapa 1 - Problematização
Apresente aos alunos o problema: "Como calcular o volume de uma esfera?" e peça que os alunos registrem suas dúvidas e hipóteses em seus diários de bordo. O diário pode ser em seu próprio caderno.Etapa 2 - Geração de Alternativas
Os alunos, em grupos, deverão pesquisar e discutir possíveis formas de calcular o volume de uma esfera, utilizando recursos analógicos, como papel, tesoura e régua. Eles deverão registrar suas alternativas em seus diários de bordo.Etapa 3 - Solução
Peça para que os alunos apresentem suas alternativas para a turma e o discuta com eles as diferentes formas de calcular o volume de uma esfera. Em seguida, apresente a fórmula matemática para o cálculo do volume de uma esfera e os alunos deverão registrar essa informação em seus diários de bordo.Etapa 4 - Exemplos Práticos
Agora, apresente exemplos práticos de situações cotidianas em que o cálculo do volume de uma esfera é necessário, como no caso de uma bola de futebol ou de uma laranja. Os alunos deverão registrar esses exemplos em seus diários de bordo.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos, em grupos, deverão criar situações cotidianas em que o cálculo do volume de uma esfera seja necessário e resolver esses problemas utilizando a fórmula matemática apresentada pelo professor. Eles deverão registrar essas situações e soluções em seus diários de bordo.Etapa 6 - Socialização
Peça para que os grupos passem para o grupo ao lado seu problema criado para que eles tentem resolver. Após isso, peça para que um representante do grupo traga o seu problema respondido pelo outro grupo para a lousa e os alunos, com sua mediação, conversarem sobre a resolução.Etapa 7 - Avaliação
O professor avaliará os alunos com base nos seguintes critérios:
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam medidas de volumes de esferas em situações cotidianas.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Desenvolver a capacidade de registrar informações em um diário de bordo.
Critérios de avaliação
- Compreensão da fórmula matemática para o cálculo do volume de uma esfera.
- Habilidade em aplicar a fórmula em situações cotidianas.
- Participação e colaboração em grupo.
- Qualidade do registro no diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o problema e orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
- Apresentar a fórmula matemática e exemplos práticos.
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Registrar dúvidas e hipóteses no diário de bordo.
- Pesquisar e discutir em grupo possíveis formas de calcular o volume de uma esfera.
- Registrar alternativas, exemplos práticos, situações e soluções no diário de bordo.
- Apresentar situações e soluções para a turma e participar da discussão em grupo.