Aula sobre Volume De Esferas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O volume de esferas é um tema importante na Matemática com diversas aplicações no cotidiano, como na construção de bolas, bolas de gude, bolas de futebol, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de esferas e aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas."
Exemplo prático:
Os alunos podem calcular o volume de uma bola de futebol e comparar com o volume de uma bola de vôlei. Eles podem discutir as diferenças entre as duas bolas e como isso afeta o jogo.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como calcular o volume de esferas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explica a atividade.Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares
Os grupos criam um modelo de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 4 - Cálculo do volume de esferas
Os grupos calculam o volume de esferas em situações cotidianas apresentadas pelo professor.Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo apresenta o seu trabalho para a turma. Peça para que os grupos tragam a resolução em lousa.Etapa 6 - Avaliação por pares
Cada grupo avalia o trabalho dos outros grupos utilizando o modelo criado na etapa 3.Etapa 7 - Discussão em sala de aula
Proponha uma discussão em sala de aula sobre os trabalhos apresentados e os critérios de avaliação utilizados pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de cálculo de volume de esferas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como calcular o volume de esferas.
- Dividir a turma em grupos e explicar a atividade.
- Orientar os grupos durante a atividade.
- Avaliar os trabalhos dos grupos.
- Fazer uma discussão em sala de aula sobre os trabalhos apresentados.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um modelo de avaliação por pares.
- Calcular o volume de esferas em situações cotidianas.
- Apresentar o trabalho para a turma.
- Avaliar o trabalho dos outros grupos.
- Participar da discussão em sala de aula sobre os trabalhos apresentados.