Aula sobre Volume De Esferas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O volume de esferas é um tema presente em diversas áreas do conhecimento, como na Arquitetura, na Engenharia, na Física e na Matemática. As esferas são sólidos geométricos muito presentes no cotidiano, como em bolas de diversos esportes, na decoração de Natal, em globos terrestres e em muitos outros objetos. Nesta aula, a metodologia Aprendizagem Entre Pares será utilizada e os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia central será o volume de esferas e as sub-ideias serão relacionadas a fórmulas, exemplos práticos e situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos de esferas presentes no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique como será a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como os alunos criarão o mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem ser divididos em duplas e receber uma folha de papel para criar o mapa conceitual. Disponibilize materiais como lápis de cor, canetas, régua e compasso. Os alunos devem criar a ideia central "Volume de Esferas" e, a partir dela, desenvolver as sub-ideias com fórmulas e exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma Realize a mediação das discussões sobre as ideias apresentadas. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações cotidianas em que o cálculo do volume de esferas é necessário, como na confecção de bolas de Natal e de globos terrestres. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação das fórmulas

    Os alunos devem receber uma folha com exercícios de cálculo do volume de esferas e devem aplicar as fórmulas aprendidas ao longo da aula.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma reflexão sobre a importância do tema e como ele pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de esferas em situações cotidianas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula e na construção do próprio conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na resolução dos exercícios.
  • Aplicação correta das fórmulas para o cálculo do volume de esferas.
  • Capacidade de relacionar o tema com situações cotidianas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Mediar a criação dos mapas conceituais e a socialização dos mesmos.
  • Apresentar exemplos práticos e exercícios para aplicação das fórmulas.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual em duplas.
  • Participar ativamente da socialização dos mapas conceituais.
  • Resolver os exercícios de cálculo do volume de esferas.